Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Trama do Olhar

Os diferentes modos de ver, sentir e pensar de duas diferentes

Nossa Língua

No AR em 10/08/2016 - 02:00

O olhar do índio sobre temas cotidianosEm Mato Grosso, onde vivem cerca de 40 mil índios pertencentes a 42 etnias, duas equipes - uma indígena e outra não indígena - cruzam olhares entre modos de ver, sentir, pensar e agir de pessoas de diferentes culturas. Em  A Trama do Olhar, índios e não índios produzem sentidos sobre as maneiras de ver o outro.

A primeira equipe é composta por três realizadores indígenas, cada um de uma etnia diferente. Eles se revezam nas funções técnicas de direção, câmera e som. São: Winti, da etnia Kïsêdjê; Maricá, que é Kuikuro; e Caimi, que é Waiassé (Xavante). Em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, eles buscam seus objetivos. Cada um escolhe um tema para documentar: Winti, a bodyart; Maricá, a música; Caimi, a vida corrida da cidade.

Enquanto isso, a equipe formada por pessoas que não são indígenas dedica-se a produzir um making of desse trabalho. Nas ruas, na periferia, no mercado popular, nas estruturas de poder, nos centros de cultura, na aldeia, no estúdio de som, nas casas noturnas, eles gravam, impressionam, questionam e interagem. O resultado é uma verdadeira trama de diferentes “olhares”. Imagens e emoções que se misturam com registros filmados no passado, desenhos e ilustrações de não índios sobre os povos indígenas, enriquecendo ainda mais esse mosaico de imagens, símbolos, rituais e informações que nos questiona e nos provoca e refletir sobre as relações entre índios e não índios.

País de Origem: Brasil
Ano:2009
Duração:52 minutos
Diretor: Gloria Albues
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre




Produtor: Instituto Terra Brasilis
Roteirista: Gloria Albues
Direção de Fotografia: Evaldo Alves dos Santos, Maricá Kuikuro e Caime Waissé
Animação: Danilo Perreira Borges
Técnico de Som: Anderson dos Santos
Montagem: Gloria Albues
Edição de Som: Marcos Teruo Okamura
Trilha Sonora: Danilo Barreiro
Letreiros: Danilo Perreira Borges
Co-produtores e patrocinadores: Universidade UFMT e ABEPEC
 

 

Criado em 05/08/2016 - 14:22 e atualizado em 05/08/2016 - 14:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí