Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espelho de Prata – memória de Cabo Verde

O documentário Espelho de Prata mostra o trabalho de rescaldo,

Nossa Língua

No AR em 21/03/2017 - 06:15


O estúdio fotográfico Foto Melo foi fundado em 1890 por João Henriques de Melo (Djindjon), homem da Ilha do Fogo que se instalara no Mindelo oito anos antes. O filho, Eduardo Ernesto Trigo de Melo, o Papim, herdou e dirigiu a loja até 1992, quando fecharam as portas depois de mais de meio século a registar o quotidiano e as ocasiões especiais que ocorriam no arquipélago de Cabo Verde. A partir dali, mais de 150 mil negativos e milhares de provas em papel ficaram esquecidos em caixas empoeiradas.

Em 2011, Diogo Bento conseguiu apoio e começou a organizar o importante espólio. Durante seis meses, Bento reuniu e acondicionou o acervo com a ajuda de profissionais especializados, projeto que transformou em uma exposição chamada Espelho de Prata.

Certos de que a história não é só feita por quem lá se deixou fotografar, Diogo Bento, Edson Delgado e David Medina realizaram o documentário homônimo, que resgata a memória visual de um período fundamental da história de Cabo Verde por meio dos depoimentos de pessoas que conheceram, trabalharam, ou simplesmente podem falar da história e da importância da Foto Melo.

Direção e produção: Ted Folke

 




Ultimas

O que vem por aí