Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tchuma Tchato – natureza de Moçambique

O documentário Tchuma Tchato, que significa “as nossas riquezas”,

Nossa Língua

No AR em 09/04/2017 - 02:30


Tchuma Tchato
é um projeto pioneiro no qual o governo moçambicano estimula a população a explorar e proteger a terra em conjunto. Uma tarefa que coube a um técnico em fauna bravia e funcionário do Ministério da Agricultura que trabalhou em conjunto com a população e estruturas do poder provincial durante quatro anos.

Não foi uma tarefa fácil convencer as pessoas dos benefícios do método, o que implicou, por exemplo, a determinação de que eles não poderiam mais caçar os animais selvagens na área. No início, houve fortes reações e grande resistência por parte de alguns que lucravam com a caça e o comércio ilegal de produtos da caça.

Em consonância com a cultura tradicional, todos os espíritos da região também tiveram que dar sua permissão antes que o projeto pudesse ter sucesso. Representados por animais – o Leão, o Macaco e a Serpente – estes deram o seu aval às mudanças. Todos, menos o espírito do Leopardo, o grande predador. Seguindo seus hábitos ancestrais, o Leopardo quer continuar a caçar.

O documentário narra esta primeira experiência moçambicana de gestão comunitária dos recursos naturais, as reuniões de mobilização, as discussões com a população, o trabalho de fiscalização e vigilância.

País: Moçambique
Duração: 56’:47’’
Ano 1997
Direção: Licínio de Azevedo
Produção: Ebano Multimédia

 




Criado em 07/10/2016 - 19:33 e atualizado em 03/04/2017 - 12:52

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí