Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A nova fronteira do desenvolvimento africano

O desenvolvimento do continente com uma das maiores taxas de

Nova África

No AR em 24/05/2017 - 09:30

Com uma das maiores taxas de crescimento econômico do planeta,  a África está nos planos de governos e empresas, que enxergam excelentes oportunidades de negócio e investimentos no continente. O Nova África mostra os fenômenos que geram o crescimento da África e as fórmulas que impulsionam o sucesso dos países africanos.

O primeiro é Botswana, apontado por entidades internacionais como uma história de sucesso e desenvolvimento. De acordo com o presidente da Bolsa de Valores, Hiram Mendes, a estabilidade política e a intolerância à corrupção colaboram para o sucesso de uma economia em crescimento.

No programa, Mendes conversa sobre a necessidade de se ampliar o mercado e o fim da dependência econômica da exploração de diamantes, uma das maiores riquezas de Botswana.

De lá, o Nova África segue para Cabo Verde. O primeiro ministro do país, José Maria Neves, descreve o potencial turístico da região e explica como o país investe na qualificação de mão de obra. Um exemplo é a Escola de Hotelaria e Turismo que, apesar do esforço, não consegue suprir o mercado com trabalhadores qualificados.

De Cabo Verde, o programa segue para Angola, que ainda ostenta altos índices de desemprego entre a população, a despeito da crescente economia. O repórter Márcio Werneck mostra que o país corre um sério risco com a falta de profissionais qualificados. Atento ao problema, o governo angolano vem desenvolvendo políticas de formação profissional.

A equipe visita o Centro Integrado de Formação Tecnológica, que dá suporte às empresas angolanas e estrangeiras com trabalhadores especializados. E mostra que Angola, apesar dos avanços, busca diversificar a sua economia e diminuir a dependência da sua maior fonte de renda: o petróleo. Em  entrevista especial, o economista angolano, José Cerqueira, faz uma análise dos sucessos e principais desafios desse país.

 

 




Ultimas

O que vem por aí