Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O desafio da agricultura africana

Africanos investem na agricultura e projetam metas

Nova África

No AR em 17/05/2017 - 09:30

O mundo pode comemorar em 2012 um aumento recorde na produção de cereais. Segundo os especialistas, um acréscimo superior a dois milhões de toneladas de alimentos. Contudo, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação alerta que 28 dos 35 países que precisarão de ajuda neste ano estão na África. O Nova África mostra os contrastes que os países do continente estão encontrando para driblar a fome e impulsionar a economia.
       
No Quênia, o programa mostra como a agricultura orgânica tem contribuído para a inclusão social e uma distribuição de renda mais justa para a população. O Nova África vai até o Instituto Queniano de Agricultura Orgânica, responsável em ensinar técnicas orgânicas de plantio. O centro já recebeu mais de 30 mil alunos de toda a África e até mesmo de paises como os Estados Unidos.
       
Em Uganda o programa mostra como as grandes empresas exportadoras de café perceberam as oportunidades da região, investiram e com isso retiraram centenas de famílias da miséria absoluta.
       
De Uganda, a equipe do programa segue para Burkina Faso e mostra como a tecnologia e a cultura intensiva estão fazendo a diferença por lá. Mesmo com clima seco e solo pobre, Burkina encontrou soluções para desenvolver a agricultura. Os desafios são superados com a ajuda do Instituto de Pesquisa Agrícola que, em parceria com outros países como o Brasil, desenvolve técnicas de pesquisa e cultivo de acordo com as necessidades do país.
       
O programa mostra que a agricultura africana não vive apenas de enxadas. Em Angola a mecanização crescente no campo aumentou em até oito vezes a produtividade até então artesanal. Parcerias de sucesso vêm ajudando os angolanos na busca da autossuficiência agrária. Países como o Brasil, por meio da Embrapa, investem na agricultura de Angola. Dali, vem o exemplo da Gesterra: empresa de sociedade anônima de capital público criada para garantir a independência no fornecimento de alimentos para  a população.
 





Ultimas

O que vem por aí

Samba na Gamboa - Nando Cunha e Alan Rocha

Samba na Gamboa | ter, 22h15*

O samba em espetáculos musicais

Caminhos da Reportagem mostra os efeitos que o álcool causa no corpo

Caminhos da Reportagem | qui, 22h

Alcoolismo: do caos à recuperação