Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A imprensa alternativa pelo Brasil afora

Nascem pequenos jornais de Norte a Sul do país

Resistir é Preciso

No AR em 28/04/2017 - 03:00

O jornalista Elson Martins e o "Varadouro"O episódio de Resistir é Preciso mosta como a imprensa alternativa se espalhou por todo o país e destaca os incontáveis pequenos jornais de comunidades populares. E jornais do Movimento Estudantil, como o "A Ponte", nascido na USP, o "Terra Roxa", de Londrina (PR), o "Avesso", o "Cobra de Vidro", o baiano "Metanóia", entre tantos outros.

O programa vai contar que jornais regionais como o "Varadouro", que surge no Acre em apoio à luta dos seringueiros em defesa da floresta, conseguem grande destaque. 

Em Porto Alegre, 66 jornalistas se unem para formar uma cooperativa e assim surge o "Coojornal". Em Belo Horizonte, jornalistas se rebelam com a submissão da imprensa local e se juntam para fazer "De Fato". Em Brasília, surge o "Cidade Livre". E não para por aí. Em Campo Grande, surge o e "O Berrante"; em Fortaleza, o "Mutirão"; no Recife, o "Jornal do Povo"; em Natal o "Cabramacho".  E assim ocorreu em outras capitais do país.

E muitos alcançaram tiragens históricas. Esse é o caso do irreverernte "Repórter", que surge no Rio de Janeiro em 1977 e narra o cotidiano de violência e miséria na Baixada Fluminense: atingiu 100 mil exemplares. 




Direção: Ricardo Carvalho
Produção: Pablo Torrecillas e Rodrigo Castellar

Criado em 01/04/2014 - 20:10 e atualizado em 25/04/2017 - 15:43

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí