Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viagens que acabam em filmes

Revista do Cinema Brasileiro relembra filmes que surgiram a partir das

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 16/03/2013 - 22:30

Maria Luisa e Caio SohDesde Nanook of the North, considerado o primeiro documentário de longa-metragem da história, cineastas viajam pelo mundo à procura do desconhecido. 

Em Constantino, Otávio Cury vai à Síria, após descobrir um livro escrito pelo bisavô, Daud Constantino Cury. Daud veio para o Brasil em 1926, fugido de um país que já sofria com a falta de liberdade política e cultural. O filme, que estreou na Mostra Mundo Árabe de Cinema 2012, parte de um ponto de vista  pessoal e se aprofunda na história da Síria e do mundo árabe.

Estradeiros, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, viaja junto com os andarilhos e retrata o modo de vida desses nômades. Os realizadores contam quais as dificuldades e como o tema influenciou a estética do filme. Estradeiros faturou o Prêmio de Melhor Filme na Semana dos Realizadores de 2012, e de crítica, no Cine PE.

Caio Jobim e Pablo Francischele conversam sobre o documentário Siba, nos Balés da Tormenta. O filme faz um apanhado dos 20 anos de carreira de Siba, um dos músicos mais peculiares da cena contemporânea brasileira. Revelado na banda Mestre Ambrósio, uma das pioneiras do Mangue Beat, Siba formou depois a banda Fuloresta, com músicos de Nazaré da Mata, um dos berços do Maracatu Pernambucano.

No estúdio, Maria Luisa Mendonça recebe Caio Soh, um dos promissores nomes da nova geração do cinema nacional. Vindo do teatro, onde também escrevia e dirigia, ele surpreendeu com seu filme de estreia, Teus Olhos Meus. Vencedor de Melhor Filme segundo o público da Mostra de Cinema de São Paulo e de cinco prêmios no Festival do Cinema Brasileiro de Los Angeles, o filme foi feito com o apoio da equipe e dos atores, sem financiamento ou patrocínio. 
Caio conta como foi rodar um filme sem financiamento e adianta detalhes de seu próximo longa, Minutos Atrás, também feito em esquema de baixo orçamento e crowdfounding.

 

 




 

Apresentação: Maria Luisa Mendonça

Criado em 02/07/2012 - 16:18 e atualizado em 04/03/2013 - 18:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí