Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O colorista Fábio Souza dá dicas para quem quer ingressar na carreira

Fábio Souza é um dos coloristas mais respeitados no cinema nacional. Ele trabalhou em mais de 80 filmes, incluindo sucessos de público como Meu Passado me Condena, Divã e De Pernas para o Ar, e filmes premiados como Era uma vez eu Veronica e Fica comigo esta noite. 

Em bate papo com Natália Lage no Revista do Cinema Brasileiro desta quarta-feira, dia 4, Fábio conta como começou sua carreira e quais são as características que definem um bom profissional de sua área.

“O meu primeiro contato com o mundo do cinema foi em 1995, quando ingressei na LaboCine. Foi quando tive a oportunidade de assistir ao Ivo (grande marcador de luz) trabalhando no collor analyser. Comecei a acompanhá-lo e ficava encantado ao ver cada copião sendo marcado e assistido na projeção. A partir daquele momento, tive certeza que tinha encontrado o meu caminho”, diz ele.

Fábio Souza explica que percorreu um longo caminho. O primeiro grande passo que deu foi fazendo um estágio  na Tape House, em Nova York. Foi lá que ele teve o seu primeiro contato com o mundo de intermediação digital. Durante a experiência, o colorista acompanhou todas as etapas da migração da pós-produção da imagem do ótico para o digital que conhecemos hoje em dia

“Comecei entendendo cada processo do laboratório, desde a revelação e suas partes até a escolha do material positivo para exibir as imagens, fui entendendo como cada decisão durante o processo influenciava diretamente na imagem final”, acrescenta ele.

Para Fábio Souza, quem quiser seguir a profissão de colorista de filmes tem que ser amante da arte, estudar os grandes gênios da pintura e seus movimentos, ver muitos filmes, ser perfeccionista, obstinado e excelente em interpretação. “Ser colorista é saber viajar na mente dos diretores e apertar botões com muita sensibilidade e carinho para expressar suas ideias”, conclui.

Confira mais dicas de Fábio Souza no Revista do Cinema Brasileiro desta quarta-feira às 23:30.

Assista à entrevista com Fábio Souza abaixo

Veja também o episódio: Colorista Fábio Souza conversa com Natália Lage




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/11/2015 - 13:44 e atualizado em 04/11/2015 - 13:44

Últimas

O que vem por aí