Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Meditar é preciso

Conheça os benefícios dessa prática ancestral

Caminhos da Reportagem

No AR em 12/04/2020 - 20:00

Ao longo dos séculos a meditação foi empregada em diversas religiões, como budismo e hinduísmo. Mas nas últimas décadas, a prática de meditar deixou os templos e ganhou novos espaços. No Rio de Janeiro, crianças dos ensinos fundamental e médio da Escola Sá Pereira têm encontros semanais com a orientadora pedagógica Rita Oliveira. Para ela, a meditação “pode promover uma possibilidade maior no campo atencional, no campo da concentração e no campo das sensações”. A estudante Maria Fernanda Lajes tem 14 anos e já sente os efeitos: “Eu era uma pessoa muito agitada e tinha vezes que eu perdia o controle e precisava me acalmar, a meditação me ajudou a ter o controle sobre mim mesma.”

Rita Oliveira é orientadora pedagógica da Escola Sá Pereira
Rita Oliveira é orientadora pedagógica da Escola Sá Pereira - Divulgação/TV Brasil

A meditação também tem sido usada como uma aliada dos tratamentos convencionais de saúde. Em 2017, a prática começou a fazer parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde e, no mesmo ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro adotou a meditação em pacientes. Para o oncologista clínico Carlos José de Andrade, responsável pelo Núcleo de Cuidado Integral do INCA, “cada vez mais vem se reconhecendo a importância da prática da meditação, que durante muito tempo trilhou um caminho de tradições religiosas e, hoje em dia, o olhar é neurocientífico”.

Aliviar o estresse em um mundo cada vez mais competitivo, com pessoas demasiadamente atarefadas, é um dos motivos que levam cada vez mais pessoas a uma busca pela paz interior. A produtora e jornalista Kátia Carvalho encontrou na meditação o equilíbrio para a rotina atribulada: “Hoje eu enfrento ainda essas mesmas correrias, esses mesmos trabalhos, mas eu faço isso tudo com paz, com tranquilidade.”

Meditação é tema do Caminhos da Reportagem
Meditação é tema do Caminhos da Reportagem - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica
Reportagem: Flávia Grossi
Edição de texto: Luciana Góes
Edição de imagem: Eric Gusmão
Produção de conteúdo: Natália Costa das Neves
Produção executiva: Elizabete Pinto
Imagens: Eusébio Gomes, Gabriel Penchel, Gilson Machado e Rodolpho Rodrigues
Auxílio técnico: Adaroan Barros, Carlos Júnior, Claudio Tavares, Yuri Freire e Felipe Messina
Iluminação: Ricardo Alexandria

Tags:  meditação

Criado em 26/12/2019 - 14:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí