Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em busca da flora

O Brasil é o país com o maior número de espécies nativas no mundo

Caminhos da Reportagem

No AR em 02/05/2021 - 20:00

O Brasil é o país que possui o maior número de espécies de plantas nativas. Uma diversidade que há muito tempo desperta o interesse de pesquisadores do mundo inteiro.
Uma das maiores referências para os botânicos ainda hoje é o naturalista bávaro do século 19, Carl Friedrich Philipp von Martius, editor da Flora Brasiliensis. Até o início de 2021, a coleção de 40 volumes era a única obra que reunia informações sobre as espécies de plantas conhecidas no país.

A botânica Rafaela Forzza, coordenadora do projeto Reflora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A botânica Rafaela Forzza, coordenadora do projeto Reflora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Aline Beckstein

“Por muito tempo foi a maior flora de um país já feita no planeta. Então é uma obra bastante significativa na nossa história para o conhecimento da biodiversidade”, avalia Rafaela Forzza, coordenadora do programa Reflora, sediado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com a colaboração de 60 botânicos, a coleção da Flora Brasiliensis registrou cerca de 22 mil plantas encontradas no Brasil e suas fronteiras.
Martius e o zoólogo bávaro Johann Baptist von Spix viajaram para o Brasil de carona na comitiva que trouxe a futura Imperatriz Leopoldina, em 1817, conta a historiadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Karen Macknow Lisboa. Eles percorreram cerca de 10 mil quilômetros no território nacional, do Rio de Janeiro a Belém do Pará, de onde navegaram pela Bacia do Amazonas.

O casal de historiadores da UFMT, Pablo Diener e Maria de Fátima Costa, autores do livro Martius
O casal de historiadores da UFMT, Pablo Diener e Maria de Fátima Costa, autores do livro Martius - Divulgação

A viagem dos naturalistas também é objeto de estudo dos historiadores Pablo Diener e Maria de Fátima Costa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Eles contam que no percurso cheio de desafios e provações, Spix e Martius coletaram e catalogaram informações sobre plantas, animais, artefatos indígenas e inclusive registraram canções que fazem parte da trilha deste episódio do Caminhos da Reportagem.

A historiadora Karen Macknow Lisboa, autora do livro A Nova Atlântida de Spix e Martius
A historiadora Karen Macknow Lisboa, autora do livro A Nova Atlântida de Spix e Martius - Divulgação

O Caminhos da Reportagem vai mostrar também o trabalho do programa Reflora, que promove o repatriamento digital das amostras de plantas levadas pelos naturalistas estrangeiros para seus países de origem. A iniciativa conta com a colaboração de 12 herbários internacionais e 70 brasileiros. “Não é um repatriamento físico, é a digitalização dessas amostras em alta qualidade para a disponibilização na web”, explica Rafaela Forzza.
Como resultado do Reflora, foi lançada este ano a plataforma on-line Flora do Brasil, que reúne informações atualizadas sobre as cerca de 47 mil espécies nativas de plantas, algas e fungos conhecidas atualmente.

As pesquisas ganharam recursos tecnológicos com o passar dos anos e as descobertas nunca cessam. “A gente catalogou nesses últimos cinco anos e meio por volta de 2.100 novas espécies de plantas, algas e fungos para o território brasileiro. Isso significa que, a cada dia, os cientistas descrevem uma espécie nova para ciência”, afirma Rafaela Forzza.
Enquanto participou do projeto, o biólogo Ricardo Couto registrou três novas espécies de Dioscoreas, popularmente conhecidas como “cará”, na região sudeste, e “inhame”, em outras partes do país. Ele conta que apesar de o Brasil abrigar o maior número de espécies de Dioscoreas, cerca de 150 no total, apenas o "cará-roxo da Amazônia" é consumido de forma sistemática. As outras duas espécies comercializadas são de origem asiática e africana.

O biólogo Ricardo Couto mostra uma espécie de dioscorea, popularmente conhecida como cará ou inhame
O biólogo Ricardo Couto mostra uma espécie de dioscorea, popularmente conhecida como cará ou inhame - Aline Beckstein

Além da falta de informações sobre as propriedades nutritivas dessas plantas, o biólogo avalia que a produção de medicamentos também perde com a falta de pesquisas. Foi a partir dos estudos com as Dioscoreas que os cientistas desenvolveram a pílula anticoncepcional nos anos 1960.
As expedições contemporâneas em busca da flora brasileira mostram como a nossa diversidade ainda precisa ser estudada. “Muitas plantas correm o risco de serem extintas, antes mesmo que a gente possa conhecê-las”, alerta Couto.
 

Ficha técnica

Reportagem: Aline Beckstein
Produção: Aline Beckstein, Natalia Neves
Apoio à produção: Pollyane Marques
Imagens: Amâncio Ronqui, Eduardo Guimarães, Rodopho Rodrigues, Sandro Tebaldi
Apoio às imagens: Bianca Vasconcellos, Eusébio Gomes, João Victal
Auxílio técnico: Adaroan Barros, Felipe Messina
Som direto: André Pichitelli
Iluminação: Celso Aparecido
Edição de texto: Aline Beckstein, Ana Passos
Edição de imagem e finalização: Diego Lourenço, Eric Gusmão, Leonardo Mendes

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/04/2021 - 11:00

Últimas

O que vem por aí