Nos dias atuais, o envelhecimento da população é um fenômeno que está causando uma transformação mundial sem precedentes. O programa desta semana vai falar dos ciclos da vida, mudanças e transformações causadas pelo envelhecimento e do final de todas essas etapas: a morte.
O medo da morte. Um assunto inevitável quando as estatísticas são bem precisas: 100% das pessoas morrem. O que muda entre um caso e outro é a maneira de lidar com o assunto. A tradutora e escritora Maria Cecília participa da edição e declama: "tem um filósofo, Cícero, que diz que seria inverossímil que a natureza, que foi engenhosa na produção das coisas naturais, errasse justamente no último ato e se comportasse como um poeta sem talento".
Existem pessoas que encararam a morte com extrema naturalidade. É o caso da carpideira Itha Rocha. Sua profissão consiste em chorar para um defunto alheio. "O choro da carpideira é um choro que faz com que a transição da alma seja uma coisa leve", diz.
A morte é algo misterioso. Mas como desde criança se aprende que todos nascem, crescem, evoluem e morrem, por que tanta surpresa com uma coisa que devia ser mais natural?
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.