Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O ninho vazio

Programa mostra como as mulheres reagem à saída dos filhos de casa

É a Vovozinha!

No AR em 16/04/2012 - 23:00

Um dos fatos mais simbólicos da vida de uma mulher, que geralmente coincide com a entrada na maturidade, é a saída dos filhos de casa. Eles vão ganhar o mundo, constituir novas famílias e outros tipos de vida e de repente… o silêncio.


No episódio “O ninho vazio”, do É a Vovozinha!, as vovozinhas, que também são mães, falam dessa experiência marcante e de como sobreviver a ela.


Marisa Capriotti de Mello, advogada, tem cinco filhos e nenhum deles mora mais com ela. Marisa conta a sua experiência e dá dicas valiosas para quem vai passar por isso. “A gente fica com o coração apertado porque vai cortar de vez o cordão umbilical”.“Eu estou tentando preencher os meus dias, e, inclusive algumas noites, porque descobri o cinema e o teatro”, afirma.


Eva Sopher, presidente da fundação Teatro São Pedro, também fala sobre o assunto. Diz nunca ter sentido esse momento do ninho vazio. “As filhas casaram, sim, mas nem por isso senti vazio, porque vinham, voltavam, aí nasceram os netos. E eu sempre trabalhando, com a vida muito cheia… A casa ficou mais cheia e não tive nunca a sensação de ninho vazio”, comenta.


As atrizes Bia Toledo e Berta Zemmel foram às ruas e descobriram que algumas mulheres passam pelo fenômeno inverso, “o ninho cheio”, filhos que não desgrudam da saia da mãe, mesmo depois de anos. Mas será que isso é saudável?


A psicanalista Dorli Kamkhagi explica: “com essa adolescência prolongada e com essa dificuldade econômica, as famílias estão mudando, estão se refazendo, mas mesmo se tiverem que morar juntos, cada um tem que ter seu espaço de liberdade”. E não deixa de alertar: “o ninho tem que mudar, a casa tem que mudar, a casa vai tendo outras funções como a gente. São faltas, e as faltas são importantes por que elas fazem crescer.”


É com muita sensibilidade e sem perder o humor que este episódio vai mostrar relatos emocionantes de mulheres que fizeram do ninho um lugar diferente e criativo para elas.





Criado em 05/04/2012 - 12:21 e atualizado em 08/06/2012 - 17:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí