Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Síndrome de Down: os novos incluídos

Programa discute avanços médicos e de inclusão para pessoas com a

Brasilianas.org

No AR em 01/04/2013 - 23:00

Brasilianas.org desta semana irá abordar os avanços na medicina e na sociedade para melhorar a vida e a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no país. 

A cada minuto nascem no mundo 18 bebês com algum problema de formação, 91% por cento deles com a Síndrome de Down, condição genética causada pela cópia de um cromossomo extra que resulta em problemas na forma como o corpo e o cérebro se desenvolvem.
 
Em 1959, quando a síndrome foi classificada, a expectativa de vida de uma pessoa com Down era de apenas 15 anos. Hoje, indivíduos com a Trissomia do cromossomo 21 estão chegando aos 70 anos,  graças a uma série de avanços na medicina envolvendo estudos com ratos geneticamente modificados, mapeamento do genoma e pesquisas com células-tronco.
 
 
   O debate desta edição contará com a participação de Zan Mustacchi, médico pediatra e coordenador do Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas;  Ana Cláudia Brandão, médica pediatra responsável pelo programa da Síndrome de Down do Hospital Israelita Albert Einstein; e Rosane Lowenthal, mestre e doutora em distúrbios do desenvolvimento.

 

 




 

Apresentação: Luís Nassif

Diretor: Pola Galé
 
Produtores: Aline Penna, Lilian Milena e João Paulo Caldeira
 
Pauta: Lilian Milena e João Paulo Caldeira

Ultimas

O que vem por aí