Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violonistas Lucio Yanel, Selvage e Yamandu gravam para o Brasilianas

Programa homenageia grande intérprete e compositor da música regional

Brasilianas.org

No AR em 08/09/2015 - 04:14

Lucio Yanel. Foto: arquivo pessoal.Há 30 anos, o violonista Lucio Yanel, nascido na cidade argentina de Corrientes, chegava ao Brasil. De lá para cá o compositor se tornou a maior influência da música gaúcha em todos os tempos, formando uma geração brilhante de alunos de violão e influenciando o modo pampeiro de cantar e tocar.

Lucio Yanel toca para o Brasilianas.org e conta sua trajetória, acompanhado dos admiradores e violonistas Gabriel Selvage e Yamandu Costa.

Ao chegar ao Brasil, Yanel criou uma escola de violão gaúcho, colocando o estado do Rio Grande do Sul em linha com o que de melhor existe na música instrumental. Um dos representantes mais conhecidos dessa escola é Yamandu Costa, com vários trabalhos produzidos dentro e fora do país.

Yanel constata que as origens e influência da música instrumental sulista – que reúne as regiões geográficas dos pampas latino-americanos – são produtos de várias pesquisas acadêmicas que ainda estudam para determinar suas raízes. "A pampa é uma palavra utilizada para sinalizar um espaço aberto quase sem limite entre montanhas. A partir daí temos muitos pampas [que vão desde] os pés das Cordilheiras [dos Andes], até a Argentina e o Brasil. Pegando o sul da província de Buenos Aires temos a pampa seca que se estende até a Patagônia e aqui no nordeste [que é ao Sul do Brasil] a pampa mesopotâmica, que junta o Uruguai com o Rio Grande do Sul", explicou durante a gravação.

 




Ultimas

O que vem por aí