Menu programa

Cozinha Amazônia

Próximo episódio

  • Petisco de queijo de Marajó e quibe de forno

    Aprenda ainda a fazer caranguejo no molho de cerveja

    Quibe de forno com castanha do pará e queijo do reinoNo Cozinha Amazônia desta semana, a chef Sophia Honda dá dicas simples e saborosas para você receber amigos em casa. Entre os destaques estão duas receitas de dar água na boca: Petisco de queijo de Marajó e quibe de forno com castanha do pará e queijo do reino. Descubra as variedades de cervejas Amazônicas, que utilizam ingredientes da região. No Marmita, Artuzão prepara caranguejo no molho de cerveja.

     

     

     

     

     

     

    Petisco de queijo do Marajó

    Ingredientes:

    30 ml de azeite
    1 maço de Coentro
    1 maço de Cebolinha
    Pimenta-do-reino
    Raspas de limão

    Modo de preparo:

    Comece cortando o queijo do marajó em cubos pequenos e coloque-o em uma vasilha e reserve. Pegue o coentro e a cebolinha e corte bem picadinho. Depois de cortado, misture com o queijo do marajó em cubos e tempere com pimenta-do-reino a gosto e misture as raspas de limão. Adicione o azeite por cima e deixe marinar para apurar o sabor e então servir.


    Quibe de Forno

    Ingredientes:

    500g de carne moída
    150g de farinha de quibe
    1/2 cebola picada
    1 xícara de folhas de Alfavaca
    Pimenta-do-reino
    Sal
    100g de Creme de leite
    150 g de queijo do reino
    Azeite
    Água
    Castanha-do-Pará ralada

    Modo de preparo:

    Comece hidratando a farinha de quibe, para isso coloque a farinha em uma vasilha e adicione água até cobrir toda a farinha. Reserve. Rale o queijo do reino, mas antes tire a casca para que quando ele derreta não fique rosa. Feito isso, é só colocar uma frigideira no fogão e ligar o fogo baixo. Coloque o creme de leite e espere levantar fervura, adicione o queijo aos poucos e espere derreter sempre mexendo com a colher para não grudar. O creme está pronto quando ele ficar bem lisinho, aí é só retirar do fogo e deixar esfriando. O preparo da carne também é bem simples, comece picando a alfavaca e adicione na carne moída junto com a cebola picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione a farinha de quibe, retirando o excesso de água com as mãos, para isso esprema a farinha entre os dedos e quando estiver apenas úmida, coloque junto da carne. Feito isso misture o azeite. Unte uma forma com um pouco de azeite e preencha com uma parte da massa do quibe. Pressione a carne no fundo da forma e cubra tudo. Coloque o recheio e espalhe bem, depois cubra com o restante da carne sem deixar nenhum espaço sem carne para assim evitar que no processo de cozimento o recheio se espalhe por cima. Polvilhe então com a castanha-do-Pará e adicione mais azeite por cima. Coloque o quibe no forno preaquecido em fogo alto e espere assar até que doure por aproximadamente 20 minutos.

     

     

    Ficha técnica:

    Direção: Ana Paula Andrade/ Paloma Andrade
    Produção: Lara Lages
    Reportagem: Ana Paula Andrade/ Lara Lages
    Dir. Fotografia: André Mardock/ Jacob Serruya
    Edição: Rennan Rosas
    Apresentação: Chefs Ofir Oliveira, Felipe Gemaque, Solange Sabóia, Ilca Carmo, Sophia Honda, Paulo Anijar e Artuzão Bestene.

Episódios anteriores

Páginas