Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vaqueiros Encantados

Documentário revela a força que mantém uma tradição viva

Etnodoc

No AR em 16/08/2018 - 23:45

Pé descalço, chapéu de palha de carnaúba, camisa bordada a mão e fé, seja em São Sebastião ou no “Caboclo Boaventura”. Esse é o vaqueiro marajoara, personagem do documentário “Vaqueiros Encantados”.

Filmado nas fazendas de Soure, Arquipélago do Marajó, o filme apresenta um universo pouco conhecido pela maioria dos brasileiros. Um ofício que é repassado de geração a geração, e que preserva, até os dias atuais, quase as mesmas formas de trabalho dos antepassados.

O vaqueiro trabalha com muita força bruta, resistência, coragem e o suporte do cavalo marajoara,  raça brasileira de equino adaptada às características da região. Durante metade do ano o arquipélago fica coberto pelas águas, metade do ano submerso.

Com direção de Marcia Paraiso e Ralf Tambke, o documentário "Vaqueiros Encantados" revela também a importância da força espiritual na manutenção e preservação cultural do vaqueiro do Marajó.

Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Marcia Paraiso e Ralf Tambke.

Classificação Indicativa: Livre.

Criado em 27/10/2014 - 17:45 e atualizado em 07/04/2015 - 15:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí