Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sujeito Oculto: Na Rota do Grande Sertão

Confira percurso que inspirou cenários da obra de Guimarães Rosa

Etnodoc

No AR em 31/08/2018 - 00:15

O documentário "Sujeito Oculto: Na Rota do Grande Sertão" é uma jornada pelo norte de Minas Gerias – região, por onde, em 1952, o escritor Guimarães Rosa seguiu a célebre boiada de 300 cabeças de gado, capitaneada por Manuelzão. A produção refaz o percurso que inspirou cenários e personagens da obra do romancista e flagra, 60 anos depois, as transformações na cultura do vaqueiro.

A equipe do filme tenta percorrer a trilha da caravana original, apagada pelo tempo e pelas migrações populacionais, tendo como única referência as dez fazendas do roteiro dos anos 1950. No caminho, topa com sertanejos e pequenas trupes de vaqueiros, que se movimentam ao longo de autoestradas barulhentas.

A produção detém-se em lugarejos onde ainda existem traços da passagem de Rosa, como a fazenda Juvenal, que conserva o quarto onde o escritor pernoitou, seis décadas atrás. Faz uma parada para conversar com os contemporâneos da boiada rosiana, como uma octogenária que chegou a conhecer Manuelzão.

Outro personagem que aparece no documentário é seu Criolo, de 77 anos, único remanescente ainda vivo da caravana original. Jurandir Lima, um ex-engenheiro apaixonado pelo universo de Guimarães Rosa, desenvolveu toda uma estrutura para levar turistas aos cenários que inspiraram o autor e serviu como guia para a produção.

Dirigido pelo experiente cineasta Silvio Tendler, o documentário "Sujeito Oculto: Na Rota do Grande Sertão" traça um panorama sobre a rotina do sertão. O filme resgata diversos elementos típicos como os vaqueiros, a linguagem, a toada, o boi, as fazendas, as veredas, a memória e o novo, a vida e o desastre ecológico, os sertanejos e suas manifestações culturais, expressões populares, os aboios, a relação do vaqueiro com o sertão, sua fala, seus relatos.

Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Silvio Tendler.

Classificação Indicativa: Livre.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 29/10/2014 - 20:15 e atualizado em 24/04/2015 - 18:50

Ultimas

O que vem por aí