Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

D'Ouro

Rotina de ourives aciona memória afetiva da população mineira

Etnodoc

No AR em 10/08/2018 - 01:15

O documentário "D'Ouro" mostra o cotidiano de um ourives no município de Berilo, em Minas Gerais. A produção destaca como o trabalho de 'Seu Rito' faz parte da memória afetiva dos moradores que residem no Vale do Jequetinhonha. Envolve, em especial, a rotina feminina.

Há mais de 60 anos, o protagonista manufatura joias que fazem parte de uma tradição mineira da região de Diamantina e seus arredores. O ofício remonta a época do Brasil colônia. Nesta época, brincos, pingentes e colares eram feitos de uma delicada junção entre ouro e casca de coco. Os adornos serviam como presentes especiais para namoradas, filhas, amantes, mães.

As joias fazem parte de uma memória afetiva local e são apreciadas por moradores de diferentes posições sociais ou econômicas provindos da área rural, urbana ou de quilombos. Os artigos são confeccionados a partir de técnicas antigas e artesanais que utilizam a casca do coco Macaúba ou do coco da Bahia com ouro, numa releitura da milenar filigrana de origem oriental e trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. As peças produzidas hoje ainda mantém características daquelas confeccionadas há 200 anos.

Dirigido por Joana Oliveira, o documentário "D'Ouro" conta histórias de amor que as joias trazem consigo. A produção explica como esses enfeites fazem parte da vida amorosa e afetiva de mulheres, senhoras e meninas da cidade e da área rural que ganharam ou compraram as peças. Além disso, o filme aborda o comércio e a confecção das joias por 'Seu Rito' bem como o seu empenho em ensinar a arte ao seu filho, Elves.

Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Joana Oliveira, com Rito Assunção Costa, Elves Presley de Oliveira Costa, Raquel Avellar Ferreira, Marcelo Alvares Rodrigues, Mari Sales Costa, José Soares dos Santos (Tichico), Virgínia Alves de Novais, Manoel Vieira dos Santos.

Classificação Indicativa: Livre.

Criado em 31/10/2014 - 20:30 e atualizado em 21/05/2015 - 17:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí