Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Interatividade

Especialistas discutem o conceito que se popularizou com a internet

Mídia em Foco

No AR em 05/03/2018 - 22:45

Definir interatividade é uma tarefa árdua. A palavra vem do inglês "interactivity" e foi criada nos anos 1960 para se referir à interação entre homem e computador. Entretanto, muitos passaram a usar interatividade e interação como sinônimos. Uma definição simples, didática e abrangente do termo é a capacidade de um sistema de comunicação ou equipamento de possibilitar a interação, o que acontece desde muito antes da palavra interatividade sequer existir.

Confira o conteúdo extra deste episódio

Para o filósofo e pesquisador Pierre Lévy, todos os meios de comunicação permitem certa interatividade. Nem o espectador diante de uma TV analógica pode ser considerado um receptor absolutamente passivo. A diferença estaria no grau de interatividade em cada mídia. Na década de 1930, por exemplo, o dramaturgo Bertolt Brecht já via um grande potencial de interatividade no rádio.   

Apesar da interatividade em meios de comunicação como o rádio ser algo muito antigo, ela foi potencializada com a chegada das novas mídias. A internet permitiu que o usuário assumisse um papel de protagonista na história. Cai o paradigma unidirecional da teoria da comunicação e surge uma nova lógica, onde emissor e receptor verdadeiramente dialogam entre si.  

“A interação avança o conceito da interatividade, avança e evolui de participativo para colaborativo”, diz Vicente Gosciola
“A interação avança o conceito da interatividade, avança e evolui de participativo para colaborativo”, diz Vicente Gosciola - Divulgação/Leonardo Veras

Participam deste episódio:

Alan Angeluci, professor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

Vicente Gosciola, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Marcel Naves, jornalista e diretor de programação da allTV.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  interatividade

Criado em 26/02/2018 - 11:10

Últimas

O que vem por aí