Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Associação Mico-leão-dourado

Uma das iniciativas mais bem-sucedidas de preservação de uma espécie

Sábados Azuis

No AR em 19/05/2017 - 03:30

Preservação do Mico-leão-dourado"Brasil sustentável" é a temática do próximo episódio da série Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo. O programa vai mostrar o trabalho da Associação Mico-leão-dourado (AMLD), criada em 1992, no Estado do Rio de Janeiro, uma das iniciativas mais bem sucedidas de preservação de uma espécie no país.

Um dos principais projetos da associação é o trabalho de implantação de corredores florestais, que garantam a sobrevivência dos animais. Este trabalho depende da colaboração de grandes proprietários rurais da região, que inclui as cidades de Silva Jardim e Casimiro de Abreu.

Toda essa área é marcada por iniciativas de preservação da natureza e sustentabilidade, como o projeto Funboas, que lida com a questão dos recursos hídricos. Um dos beneficiados pelo projeto é o líder comunitário e pequeno agricultor Cimiro, de 58 anos. De sua propriedade saem mudas de espécies nativas que são usadas no sistema de agroflorestas das outras propriedades.

Outro, é Luiz. Seu engajamento pela preservação ambiental fez com que sua fazenda fosse transformada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo Ministério do Meio Ambiente em 1993. No ano seguinte, ele realizou um projeto junto com a Mico-Leão-Dourado que deu muito certo: a soltura experimental de micos em sua fazenda. A partir dessa experiência, tornou-se um grande multiplicador da ideia de preservação ambiental na região.

Nelson trabalha na associação 23 anos. Na AMLD, ele monitora a população de micos, que tem crescido de modo considerável nos últimos anos. Esse fato também é um bom indicativo da preservação ambiental.




Direção: Bebeto Abrantes Produtora: CaradeCão

Criado em 27/11/2011 - 04:00 e atualizado em 12/05/2017 - 15:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí