Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cooperativa Lã Pura

Projeto desenvolve coleções em parceria com grandes estilistas

Sábados Azuis

No AR em 12/05/2017 - 03:30

O trabalho de tecelagem da Cooperativa Lã PuraUma ideia de um grupo de artesãs, em 2005, é, hoje, referência no mercado nacional e exterior. Trata-se da Cooperativa Lã Pura, instalada nas cidades gaúchas de São Borja, Uruguaiana e Livramento. Esta parceria entre o Sebrae/RS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) teve como primeiro resultado a coleção de acessórios em lã chamada Lã Pura.

O próximo episódio da série Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, que tem como temática o "Brasil Artesanal", vai mostrar o trabalho dessa cooperativa que desenvolve coleções em parceria com grandes estilistas, capacita artesãs e vende suas peças para o Brasil inteiro.

Atualmente 55 artesãs fazem parte do projeto. Elas ganham por produção e, no fim do ano, a renda que sobra é dividida ou revertida para manutenção do espaço e compra dos materiais.

A são-borjense Eva Kufner preside a cooperativa e é artesã há 20 anos. Além de fazer o artesanato, ela conhece todo o processo de produção, desde a tosquia das ovelhas, lavagem e tingimento, até a confecção da lã. Com esse trabalho ela conseguiu comprar sua casa.

Cleni é a administradora da Cooperativa que comanda toda a parte de venda e comercialização. Ela e as artesãs Dona Gema, Dona Evanilde e Dona Tânia se encontram em uma típica estância dos pampas, onde relataram suas histórias de vida e superação através do ofício e do artesanato com lã.




Direção: Bebeto Abrantes Produtora: CaradeCão

Criado em 20/11/2011 - 04:00 e atualizado em 08/05/2017 - 17:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí