Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saúde e Alegria

Projeto de Santarém ensina as comunidades a cuidarem de si mesmas

Sábados Azuis

No AR em 20/06/2013 - 04:30

Sábados Azuis: O barco "Abaré" do projeto Saúde e AlegriaO próximo episódio da série Sábados Azuis: Histórias de um Brasil que dá certo, fala sobre o projeto Saúde & Alegria, de Santarém do Pará. Fundado em 1985 pelos irmãos paulistas Caetano e Eugênio, é um projeto que transcende os cuidados médicos e ensina as comunidades a cuidarem de si mesmas, em todos os sentidos.

A equipe do Saúde & Alegria é formada por 50 pessoas entre médicos e artistas circenses. Eles viajam pela Amazônia a bordo de um barco, o Abaré, que funciona como unidade médica flutuante, educando e tratando populações ribeirinhas da região.

Além de remediar, o projeto previne, promovendo e apoiando processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, aumentando a qualidade de vida e o exercício da cidadania das populações beneficiadas.

Um dos responsáveis pelo projeto, Eugênio, fez medicina e foi trabalhar na Amazônia. Seu irmão, Caetano, entrou para ajudá-lo nas áreas de pedagogia e comunicação. A intenção dele quando foi para a região, era abrir uma pousada e ganhar dinheiro. Mal sabia o garoto de 22 anos que não só não abriria pousada, como nunca mais voltaria a São Paulo, tamanho o envolvimento que teria com o lugar e com as comunidades amazônicas.

Fabio Pena nasceu e cresceu no Saúde & Alegria. Nativo da comunidade ribeirinha Carariacá, o descendente indígena atuou em todas as áreas possíveis do projeto. Foi monitor mirim, jovem repórter e voluntário, até se mudar para Santarém, para concluir os estudos e cursar a faculdade de pedagogia. Formado, Fabio voltou para Carariacá e para o Saúde & Alegria.

Tibério, é um sociólogo italiano que está no projeto há mais de sete anos. Apegou-se às pessoas, ao lugar, e quis se fixar ali. Casou e teve três filhas, que agora estão despertando para o trabalho do pai.

Outro engajado no projeto é o advogado e pedagogo Magnólio, que veio de São Paulo e está há mais de 22 anos trabalhando como recreador pedagógico.




Criado em 29/01/2012 - 04:00 e atualizado em 06/06/2013 - 11:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí