Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Música do Recife

Programa visita capital pernambucana e mostra a riqueza musical da

Segue o Som

No AR em 29/10/2011 - 04:45


Segue o Som - SIBA

O Segue o Som de sábado (29), à 1h45 celebra o caráter multicultural que possui a capital de Pernambuco, Recife. Para ajudar a contar essa história, cuja trilha sonora é o mangue beat, o programa convida os músicos Jorge du Peixe, Siba, os integrantes da Orquestra Contemporânea de Olinda, entre outros. Diretamente da cidade natal de Chico Science, Maurício Pacheco e Mariano Marovatto realizam as entrevistas e conduzem o público a uma viagem musical que vai do Maracatú ao Heavy Metal passando pela música do também pernambucano Otto.


A edição também destaca o talento de Lenine, que deixou a cidade de Recife no início dos anos 80 para morar no Rio de Janeiro. Para celebrar a música do compositor, o Segue o Som escolhe exibir "A Ponte", composta em parceira com Lula Queiroga. A música, que integra o álbum "O Dia em que Faremos Contato" ganhou, em 1997, o prêmio Sharp de Melhor Canção.


Já que Recife também é palco de grandes festivais de música, o Segue o Som exibe alguns dos grupos que já passaram pela cidade. Criado em 2005 em Bogotá, Colômbia, o Bomba Estéreo mistura música folclórica a guitarra e sintetizadores. O talento do grupo, que é considerado um dos expoentes daquele país, se evidencia em "Fuego".


Alceu Valença aparece em "Vou Danado pra Catende". A canção, do disco Molhado de Suor, deu ao músico o prêmio de "melhor pesquisa musical" no Festival Abertura, em fevereiro de 1975.


A volta aos palcos da Orchestra Santa Massa é motivo de celebração. Após uma pausa de sete anos, o grupo, liderado por DJ Dolores aparece em "Catimbó". Com um som original que mescla ritmos nordestinos ao rock e ao eletrônico, a Santa Massa colocou no cenário musical novos músicos e compositores, como Jam da Silva e Fábio Trummer.


Destaque também para a banda Devotos, em "Punk Rock Hard Core". Criada em 1988 em Alto José do Pinho, subúrbio Norte do Recife, a banda formada por Cannibal, Celo e Neilton retrata o cotidiano da comunidade. Influenciados pelo reggae e pelo punk rock, a Devotos, que já se chamou Devotos do Ódio, alcançou projeção nacional.


Conhecido como o "Rei do Brega", o cantor e compositor Reginaldo Rossi aparece em "Garçom". O programa também exibe Nação Zumbi em "Malungo", Iron Maiden em "Aces High" e se despede ao som da Orquestra Contemporânea de Olinda.


Apresentação Maurício Pacheco e Mariano Marovatto


Horário: Sábado, 1h45
Reapresentação: Sábado, 17h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/10/2011 - 18:14 e atualizado em 29/10/2011 - 18:14

Últimas

O que vem por aí