Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Boemia da Lapa

Programa reverencia o samba carioca e recebe o grupo Casuarina

Segue o Som

No AR em 18/02/2012 - 05:30

Segue o Som - Casuarina

No sábado de carnaval (18), às 2h30, o Segue o Som relembra a Velha Guarda, revisita o pagode e dá atenção especial aos artistas cujas carreiras foram iniciadas no bairro boêmio da Lapa, do Rio de Janeiro.

Para falar sobre samba e afins, Mariano Marovatto bate um papo com os cinco integrantes do grupo Casuarina. João Cavalcanti, Rafael Freire, Daniel Montes, João Fernando e Gabriel Azevedo relembram o surgimento da banda que comemora 10 anos de carreira, e falam sobre o lançamento do novo álbum, Trilhos/Terra Firme. Os músicos também opinam sobre a volta do carnaval de rua e ainda se divertem com um musical improvisado no estúdio de gravação. O Segue o Som também exibe uma entrevista com a cantora Elisa Addor cujo primeiro CD solo, Novos Tempos, foi lançado em 2011.

Filho do compositor e maestro Edino Krieger, o músico Edu Krieger ganha destaque nessa edição. O carioca, que iniciou a carreira ainda menino como parte do coro infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tornou-se compositor e instrumentista e tem algumas de suas canções regravadas por grandes nomes da música popular tais como Maria Rita e Pedro Luis acompanhado do grupo A parede. Para quem ainda não conhece o talento desse músico, o programa exibe "Correnteza".

Criado no bairro de Vila Isabel, o poeta Noel Rosa é um dos homenageados. Para relembrar um pouco da obra desse artista tão importante na história do samba, o Segue o Som exibe trechos do documentário Noel - Poeta da Vila, de Ricardo Van Steen. Noel Rosa teve a vida interrompida no dia 5 de maio de 1937, quando tinha apenas 27 anos.

Pandeirista dos grupos Semente e Cordão do Boitatá, Pedro Miranda, que também é cantor, marca presença nessa edição. Cria da Lapa, o músico que já lançou dois CD s, teve o talento reconhecido por Caetano Veloso, que assina o texto de apresentação do último trabalho do sambista, o álbum Pimenteira. Para celebrar a voz e o ritmo de Pedro Miranda, o Segue o Som exibe "Meio Tom", uma composição de Rubinho Jacobina.

Toda a beleza da Velha Guarda da Portela, uma das tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, pode ser apreciada em "Foi um Rio que passou em minha Vida". Constituída por antigos integrantes da agremiação, a Velha Guarda resgata sambas e relembra sambistas do passado que eventualmente seriam esquecidos. Os mais maduros componentes da escola de Oswaldo Cruz já participaram de projetos de grandes nomes da música nacional, como Zeca Pagodinho e Marisa Monte. Esta última chegou, inclusive, a produzir um filme sobre eles.

Nascido no morro do Salgueiro, o sambista Almir Guineto pode ser considerado um dos grandes nomes do gênero. O artista, que integrou o grupo Originais do Samba e conduziu por mais de uma década a bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, também é um dos fundadores do Fundo de Quintal, ao lado de Jorge Aragão e Sombrinha, entre outros. Para comemorar a música de Guineto o Segue o Som coloca no ar "Mordomia". O programa se despede ao som de Zeca Pagodinho, acompanhado de Jorge Ben Jor.

Apresentação Maurício Pacheco e Mariano Marovatto

Horário: Sábado, 2h30

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/02/2012 - 08:30 e atualizado em 18/02/2012 - 08:30

Últimas

O que vem por aí