Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coisa mais linda

Programa revive a Bossa Nova e recebe Roberto Menescal

Segue o Som

No AR em 14/01/2012 - 05:00

Segue o Som - mariano e menescal3

O Segue o Som de sábado (14), às 2h, faz uma homenagem ao gênero musical brasileiro que ultrapassou as fronteiras do país. Para falar sobre a Bossa Nova e os protagonistas dessa história, Mariano Marovatto entrevista o músico, compositor e produtor musical, Roberto Menescal. No bate-papo, o artista relembra a criação do movimento, os trabalhos mais significativos e as parcerias realizadas ao longo da carreira. Menescal também comenta o encontro com o compositor e guitarrista inglês, Andy Summers.

O compositor e violonista Carlos Lyra ganha destaque nessa edição. Um dos fundadores da Bossa Nova, Lyra também é conhecido por introduzir nas composições, um pouco da realidade política do páis. Ao longo dos mais de 50 anos de carreira, o músico teve como parceiros grandes nomes do gênero, como Vinicius de Moraes e Geraldo Vandré. Carlos Lyra se auto-exilou e deixou o país em 1964, só retornando em 1971. Para celebrar a música do artista, o Segue o Som exibe "Influência do Jazz". O vídeo faz parte do filme Coisa mais Linda - História e Casos da Bossa Nova, cujo roteiro e direção são assinados por Paulo Thiago.

Musa da Bossa Nova, a cantora e violonista Nara Leão aparece ao lado de Roberto Menescal em "Da Cor do Pecado". O estilo teria surgido na década de 50, durante as reuniões musicais ocorridas no apartamento da família Leão, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A cantora, que lançou o primeiro disco em 1964, também participou, ao lado de Zé Keti e João do Vale, do famoso espetáculo Opinião.

O clássico "Garota de Ipanema", possivelmente uma das músicas mais gravadas no exterior, aparece nas vozes de Tom Jobim e Frank Sinatra. Tendo como inspiração a ex-modelo e empresária Helô Pinheiro, a música é um dos tantos sucessos assinados pela dupla Tom e Vinicius.

A jovem cantora francesa Coralie Clément reflete na obra influências da Bossa Nova. Filha de pai clarinetista e irmã do também músico francês Benjamin Biolay, Coralie passeia pelo rock e pelo pop e flerta com as batidas do gênero brasileiro. Iniciada na música através de classes de violino, Coralie tem como influências musicais os Beatles e Serge Gainsbourg, entre outros. O programa exibe "L ómbre et la Lumière".

Também tem espaço reservado nessa edição, o rock de Elvis Presley em "Bossa Nova Baby" e o som do The Police, no clássico "Roxanne". O programa se despede ao som do trompete de Chet Baker em "Almost Blues".

Apresentação Maurício Pacheco e Mariano Marovatto

Horário: Sábado, 1h45

Reapresentação: Sábado, 17h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/01/2012 - 08:00 e atualizado em 14/01/2012 - 08:00

Últimas

O que vem por aí