Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival de música e tecnologia de Recife

Programa acompanha evento de visibilidade internacional que reúne

Segue o Som

No AR em 11/12/2017 - 20:30

Maurício Pacheco e Mariano Marovatto - Segue o Som

O Segue o Som da madrugada de sábado (23/04) para domingo tem Recife como cenário. Às 2h, Maurício Pacheco e Mariano Marovatto aterrizam na quinta edição do festival Porto Musical, evento de música e tecnologia que celebra a diversidade musical e discute a imagem da música brasileira no exterior. O bate-papo com o curador do evento, Paulo André, esclarece como o festival pode beneficiar os profissionais da área e o porquê da nossa música ainda engatinhar em direção aos ouvidos estrangeiros.

Além de trazer imagens do Porto Musical, o Segue o Som também coloca no ar trechos do Midsummer Night Swing, festival de música e dança ao ar livre que acontece no Lincoln Center, em Nova York. Seu curador, Bill Bragin, prestigiou o Porto Musical e conversou com Mauricio Pacheco. Na pauta, dicas de como preparar a primeira turnê internacional e a participação da Orquestra Contemporânea de Olinda no evento americano.

Já a cantora e compositora Luisa Maita revela em entrevista a Mariano Marovatto como foi o trabalho de produção de seu primeiro CD, Lero-Lero, e cita uma de suas principais influências, a cantora paulista Virgínia Rosa. Em homenagem a musa inspiradora de Maita, o Segue o Som coloca no ar Amado Samba.

Lucas Santanna também aparece nessa edição especialíssima em Cira, Regina e Nana. O músico, que é primo de Tom Zé, tem obtido elogios da crítica internacional. Quem também alavancou uma carreira de sucesso no exterior é o percussionista Mauro Refosco, que ao lado de outros músicos brasileiros criou em Nova York o grupo Forró in the Dark.

O bate papo com DJ Tudo está imperdível. Ele, que também é pesquisador, fala sobre o projeto que desenvolve. O Selo Musical Mundo Melhor reúne num website fotos, textos e vídeos de variadas manifestações da cultura brasileira. O Segue o Som exibe alguns trechos desse material como a beleza da Festa da Guarda de Congo, que acontece em Belo Horizonte, Minas Gerais e a dança da Tribo de Índio Tupi Guarany, de Pernambuco.

Tem também o franco-espanhol Manu Chao, em Clandestino, o jamaicano Bob Marley em Burnin and Lootin e um pouco da cultura e da música dos nômades Ciganos com a exibição de trechos do filme When the Road Bends.

Para celebrar essa edição produzida em Recife nada mais justo do que reforçar a importância de Chico Science e Nação Zumbi, Mestre Ambrósio e Mundo Livre S/A: uma geração de músicos dos anos 90 que contribuiu para a construção de uma imagem mais contemporânea do nordeste brasileiro. Em homenagem a eles, o Segue o Som exibe Maracatu Atômico e Dolores & Morales.

Depois de mostrar a música de vários lugares do mundo, o Segue o Som se despede com uma banda de rock and roll do Deserto do Saara. Para quem não conhece, o programa tem o prazer de apresentar Tinariwen em Cler Achel.

 

 

 

 

 

Criado em 23/04/2011 - 17:20 e atualizado em 23/04/2011 - 17:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí