Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O poder dos arranjos

Pausas, contra-pontos e harmonias, e uma entrevista com Wagner Tiso

Segue o Som

No AR em 25/10/2011 - 19:23

Segue o Som - wagner tiso e pacheco (1)

Craques na arte de modificar a forma original das canções, os arranjadores são os homenageados da edição de sábado (5), à 1h45. Para falar sobre esse dom que exige grande conhecimento musical, Mauríco Pacheco entrevista o maestro, pianista e arranjador Wagner Tiso. O músico, que também compõe, relembra o Clube da Esquina, movimento musical iniciado na capital mineira nos anos 60 e que se consolidou com o lançamento do álbum homônimo, em 1972. Além de tocar algumas composições ao piano, o artista comenta o verdadeiro papel do arranjador e discorre sobre a paixão por trilhas sonoras.


O Segue o Som presta uma homenagem ao clarinetista e arranjador Paulo Moura, falecido há pouco mais de um ano. Natural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o artista foi agraciado em 2000 com o prêmio Grammy Latino para Música de Raíz, por seu trabalho em homenagem a Pixinguinha. Ao longo da carreira de sucesso, Paulo Moura acompanhou grandes nomes da música nacional como Elis Regina e Milton Nascimento.


A banda de rock norte-americana Chicago também é destaque nessa edição. Criada em 1967 na cidade que dá nome ao grupo, a banda é conhecida pela qualidade dos arranjos e harmonias compostos por seus músicos. Na turnê comemorativa dos 40 anos de carreira, no ano passado, a Chicago se apresentou em Belo Horizonte. E para mostrar o trabalho dessa banda conhecida também por suas composições de rock romântico, o Segue o Som exibe "Call on me".


O programa exibe trechos do documentário Milagre dos Peixes - Ao Vivo, de Márcio Borges e Sérvulo Siqueira, que mostra os bastidores da gravação do show homônimo de Milton Nascimento, ocorrida em 1974, em São Paulo. No mesmo ano, a dupla registrou outro show do cantor, realizado na Concha Acúsitca da USP, que reuniu cerca de 30 mil pessoas.


O pianista francês Michael Legrand é referência quando o assunto é música para o cinema. Ganhador do Oscar de melhor trilha sonora original com o filme "Houve uma vez um Verão", o compositor também fez carreira ao lado de ícones da música internacional, como Miles Davis, Sarah Vaughan e Sting.


Dona de um estilo eclético, a cantora, atriz e produtora musical Björk é destaque nessa edição. Para mostrar o talento da artista irlandesa, o programa escolhe exibir "Who is it", que faz parte do disco Medúlla, lançado em 2004. O rapper Rhazel, do grupo americano The Roots, é o responsável pelos arranjos vocais do álbum.


O programa se despede ao som de "The Logical Song", do grupo britânico de rock progressivo Supertramp.


Apresentação Maurício Pacheco e Mariano Marovatto


Horário: Sábado, 1h45
Reapresentação: Sábado, 17h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/10/2011 - 21:23 e atualizado em 25/10/2011 - 21:23

Últimas

O que vem por aí