Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O som da percussão

Edição homenageia ritimistas brasileiros e recebe Robertinho Silva e

Segue o Som

No AR em 03/03/2012 - 05:00

Segue o Som - DSC_3411-redimensionada

O Segue o Som de sábado (3), às 2h, ainda está em ritmo de batucada. E para falar sobre tambores, caixas e afins, Maurício Pacheco entrevista dois grandes ritmistas da música nacional, os bateristas Robertinho Silva e Guto Goffi. Ao longo do bate-papo, Robertinho comenta a riqueza rítmica do povo brasileiro e relembra alguns dos trabalhos mais significativos, como o que desenvolveu ao lado do cantor e compositor Milton Nascimento.

Goffi, um dos fundadores do Barão Vermelho, destaca alguns dos grandes percussionistas da história, e comenta o projeto LascaMão, grupo de percussão cuja sonoridade é resultado da mistura de ritmos afro-brasileiros, samba, funk e os tambores de Minas, entre outros.

Todo o ritmo do paraibano Jackson do Pandeiro é evidenciado no clássico Chiclete com Banana. Conhecido por sua autêntica divisão rítmica, Jackson passeava com elegância pelos mais variados gêneros musicais como baião, coco e marchinhas de carnaval. Recordista de público e venda nas décadas de 50 e 60, o artista deixou um legado de mais de 400 composições gravadas, além de dezenas de discos.

Destaque também para a Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou. Criada em Benin, Africa, nos anos 60, a orquestra mistura afrobeat, funk e música latina aos ritmos religiosos do país, ligados ao vodu. Após um hiato de 20 anos sem produzir material inédito, a Poly-Rythmo lançou o álbum Cotonou Club que contou com a participação de integrantes do Franz Ferdinand e da cantora africana Angelique Kidjo. O Segue o Som exibe Gbeti Madjro.

NatuRal de Recife, o percussionista Naná Vasconcelos também tem espaço reservado nessa edição. Dono de um curriculo extenso, o pernambucano acumula participações em gravações e festivais ao lado de grandes nomes da música internacional, como Miles Davis e Tony Williams, entre outros. O ábum Sinfonia e Batuques, lançado em 2010, fez do músico o ganhador do Grammy Latino 2011 na categoria "Melhor Álbum de Raízes Brasileiras - Regional Nativa".

O programa exibe também trechos do espetáculo Parabelos do Grupo Corpo, com coreografia de Rodrigo Pederneiras e música de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik. A base rítmica da trilha ficou por conta da banda do paulista Tom Zé, somada ao piano de José Miguel, além da rabeca, sanfona e percussão de Siba, Toninho Ferragutti e Marcos Suzano, respectivamente. Paulo Tatî e Alê Siqueira também integram o trabalho e assinam a produção musical. A trilha sonora de Parabelos é composta por nove temas e tem inspiração sertaneja.

O Segue o Som também destaca o britânico Seal em Kiss from a Rose, o americano Joe Bataan em Call my Name e reserva espaço para James Brown em Give it up or Turn it Loose. Antes de subirem os créditos, o programa celebra a música de Jorge Ben Jor com o sucesso País Tropical.

Apresentação Maurício Pacheco e Mariano Marovatto

Horário: Sábado, 1h45

Reapresentação: Sábado, 17h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/03/2012 - 07:00 e atualizado em 03/03/2012 - 07:00

Últimas

O que vem por aí