Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pupillo e Lirinha além do regionalismo

Artistas pernambucanos modernizam a cena musical

Segue o Som

No AR em 16/12/2012 - 04:30

Pupillo e Mauricio PachecoPernambuco sempre demonstrou ter uma vocação especial para a mistura de ritmos e a experimentação. Mergulhando nesse cenário musical, o Segue o Som desta semana recebe dois de seus grandes representantes: Pupillo, baterista da Nação Zumbi, e Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado. Além de conterrâneos, eles tem agora em comum o disco ‘Lira’, primeiro trabalho solo de Lirinha produzido por Pupillo.

O LP ‘Lira’ vai além das fronteiras do regionalismo na busca de uma identidade própria, que o distancie da sonoridade do Cordel. A criatividade está também presente nos clipes do disco, que conta com a participação de vários amigos, como o diretor Lírio Ferreira.

Como produtor artístico e curador, Pupillo conta que criou o selo Candeeiro Records para lançar projetos conceituais como o Mauritsstadt Dub e o clássico Baião de Viramundo, disco-tributo a Luiz Gonzaga, lançado em 1999. Sua proposta é incentivar a musica regional sem clichês, quebrando o estigma da cultura popular, com liberdade criativa e artistica. Exemplos não faltam, como o CD Frevo do Mundo, que contou com o talento dos arranjos do maestro Spok para revisitar os clássicos do genero no centenário do frevo, e sua aposta certeira no coletivo Dj Dolores e Orchestra Santa Massa.

Lira fala também sobre sua trajetória no Cordel do Fogo Encantado e a influência da poesia em seu trabalho. Pupillo vai revelar detalhes do novo disco do Nação Zumbi, previsto para 2013. O programa traz também Alceu Valença e as histórias do disco Paêbiru, gravado em dupla pelo paraibano Zé Ramalho e o pernambucano Lula Côrtes, marco da psicodelia nordestina e também um símbolo da ponte musical Joao Pessoa-Recife. Tem ainda Lia do Itamaracá, Los Sebozos Postiços, Miriam Makeba, Seu Jorge, 3 na Massa e muito mais.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/12/2012 - 17:24 e atualizado em 14/12/2012 - 21:05

Últimas

O que vem por aí