Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio+20

Paulo Jobim e Chico César falam de suas expectativas em torno da

Segue o Som

No AR em 10/06/2012 - 04:45

Cantor e compositor Chico CésarA TV Brasil no mês de junho, preparou uma programação especial dedicada ao tema que está centralizando as atenções do mundo: o desenvolvimento sustentável.

Vinte anos depois da Eco 92, o Rio de Janeiro mais uma vez é palco da maior conferência sobre o assunto. Muitos cantores e compositores marcaram sua presença visando um futuro melhor, onde o desenvolvimento econômico promova também justiça social e equilíbrio ambiental. Em dois programas especiais, o Segue o Som apresenta o tema sustentabilidade com artistas, clipes, documentários e muita informação, trazendo a discussão sobre o Rascunho Zero da Conferência, o principal texto a ser discutido pelos líderes mundiais. O documento, que combina sugestões, ideias e comentários de 643 propostas, será parte das negociações entre Estados-Membros, agências, ONGs e grupos políticos.

Esta primeira edição conta com a presença de Chico César, cantor, compositor e atual Secretário de Cultura do Estado da Paraíba. Ele acredita em ação cultural como instrumento de transformação para alcançar a igualdade social. Durante a entrevista, Chico fala de suas expectativas para a Conferência do Rio+20, da relação de seu trabalho com o social, alem da questão sobre o excesso de lixo que é produzido no modelo capitalista. Sucessos como Vira Lixo e a A Força que Nunca Seca exemplificam como sua obra permeia o debate ecológico.

O programa traz ainda Paulo Jobim, à frente dos projetos ambientais do seu pai, o maestro soberano Tom Jobim. Ele descreve seu trabalho no Espaço Tom Jobim, talvez o único lugar na cidade que procura promover cultura aliada a defesa do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. No contexto, fala sobre o pensamento social ecológico do maestro Tom e dos projetos Tom na Mata e Tom do Pantanal. Paulo fala ainda sobre as expectativas em relação a Rio+20.

O Segue o Som destaca ainda o trabalho de grandes artistas engajados na causa sustentabilidade. Mano Chao, ativista político com um lado anarquista, levantou a voz contra o “Plan Colômbia” e o imperialismo norte-americano. O TV On the Radio aparece nesta edição em Repetition. Desde de seu primeiro LP, “Young Liars” (2004), o grupo critica abertamente o sistema capitalista. Peter Garrett, da banda australiana Midnight Oil, não só ficou conhecido por seu ativismo como se tornou Ministro do Meio-Ambiente da Austrália em 2004. Hoje, titular da pasta de educação e juventude do governo, usa o microfone para grandes conferências sobre ecologia e preservação dos recursos ambientais. A banda é homenageada com o clipe Blue Sky Mine. Raul Seixas canta Ouro de Tolo cuja letra faz uma feroz crítica ao chamado “milagre econômico”.  Bjork tem no ecossistema da Islandia, sua maior fonte de inspiração. Em 2001, a cantora se uniu ao prefeito da cidade e aos principais ambientalistas e arrecadou 15 mil assinaturas para chamar a atenção da imprensa internacional contra a venda da companhia de energia estatal HS Orka. E ainda Youssou NDour, Bethania e Gilberto Gil.

O programa exibe ainda os documentários A Sede do Mundo, concebido pelo fotógrafo ambientalista francês Yann Arthus Bertrand, sobre consumo de água e o impacto da vida nas cidades e suas demandas para a natureza; Obsolescência Programada, sobre o modelo produtivista consumista que vivemos, onde a maioria dos produtos foram feitas para não durarem. Rivers an Tides sobre a obra do artista plástico Andy Goldsworthy, que trabalha escultura e fotografia a céu aberto, no meio da natureza. Outros documentários são  Search for Utopia e Jupiter’s Dance.





Criado em 25/05/2012 - 11:59 e atualizado em 05/06/2012 - 13:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí