Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sonhos não envelhecem

Programa revisita o Clube da Esquina e recebe Lô Borges

Segue o Som

No AR em 24/03/2012 - 05:15

Lô Borges e Maurício Pacheco

O Segue o Som de sábado (24), às 2h15, está permeado de poesia. Em edição dedicada à música de Minas Gerais, Maurício Pacheco entrevista o cantor e compositor Lô Borges. Integrante do Clube da Esquina, o artista comenta o sucesso do grupo criado naquele estado e fala sobre o mais novo CD lançado por ele, "Horizonte Vertical". O compositor de "Paisagem da Janela" revela ainda o prazer de trabalhar ao lado de novas gerações e relembra a parceira com o vocalista do Skank, Samuel Rosa. O público vai saber também por que houve na carreira do músico um hiato significativo entre as gravações.


O Segue o Som exibe uma das canções cujos versos já foram até motivo de briga judicial devido ao uso da letra sem autorização prévia ou pagamento dos direitos autorias. Para Lennon e McCartney foi composta por Fernando Brant e pelos irmãos Márcio e Lô Borges. Segundo Márcio, que também assina a biografia do Clube da Esquina. A canção foi criada em Belo Horizonte enquanto a esposa de Brant preparava uma macarronada e a letra teria sido escrita em poucos minutos. O refrão "Sou do Mundo/ sou Minas Gerais" pode ser apreciado na voz de Milton Nascimento, um dos artistas responsáveis por imortalizar esse sucesso dos anos 70.


A cantora Fernanda Takai ganha destaque. Mineira de araque, a vocalista da banda Pato Fu nasceu no município da Serra do Navio, no Amapá. Mas vive há muitos anos em Belo Horizonte. Para celebrar essa voz que ecoa não só no estado de Minas, o Segue o Som exibe "Luz Negra", uma composição de Nelson Cavaquinho e Amâncio Cardoso. A canção dá nome ao disco solo de Takai, lançado em 2009.


Radicado em Nova York desde os anos 90, o mineiro Toninho Horta tem o talento celebrado nesta edição. Amigo do guitarrista americano Pat Metheny, o instrumentista - que também é compositor - teve algumas das canções regravadas por grandes nomes da música nacional e construiu uma sólida carreira no exterior, com vários discos lançados no Japão e nos EUA. Para comemorar a guitarra de Toninho Horta, o Segue o Som escolhe exibir "Manuel, o Audaz".


O heavy metal do Sepultura é destaque do terceiro bloco. Adorado por muitos metaleiros, o grupo, criado pelos irmãos Max e Igor Cavalera, surgiu em Belo Horizonte nos anos 80. Com influências variadas, a banda, que mistura um som pesado a elementos da música popular, fez carreria também no exterior. Para comprovar que Minas também é boa no metal, o Segue o Som exibe o grupo em "Ratamahatta".


O programa se despede ao som do violão e da gaita de Bob Dylan em "Don t think Twice it s all right".
Apresentação Maurício Pacheco e Mariano Marovatto

Horário: Sábado, 2h15

Reapresentação: Sábado, 17h30


Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/03/2012 - 06:15 e atualizado em 24/03/2012 - 06:15

Últimas

O que vem por aí