Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obesidade Infantil

A obesidade infantil deve ser encarada como um problema sério de saúde

Ser Saudável

No AR em 27/10/2016 - 09:30

Cecília e Camila FurtadoCecília, 17, é estudante de engenharia ambiental e faz curso técnico em meio ambiente, além das aulas de inglês. A partir dos 5 anos, Cecília começou a engordar e chegou a pesar 109kg aos 15 anos. Ela comia muitas “besteiras” e tinha horários desregrados. Foi quando procurou o Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício – CEPE, onde iniciou um tratamento psicológico de reeducação alimentar e de exercícios. Cecília perdeu 27kg com o tratamento e hoje pesa 82kg. Atualmente, faz exercícios físicos e lê os rótulos das embalagens para saber o valor nutricional de cada produto antes de comprar.


Obesidade Infantil é definida como o excesso de gordura corporal, determinada através das curvas do Índice de Massa Corporal (IMC). A prevalência de obesidade no mundo aumentou nos últimos anos. Só no Brasil, os casos obesidade infantil triplicaram entre 1989 e 2009. Crianças obesas tendem a se tornar adultos obesos, com sérios problemas cardíacos. Podem desenvolver diabetes e alguns tipos de câncer.

Este episódio traz entrevistas com a Chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Dra. Elza Daniel de Mello; a coordenadora do Setor de Nutrição da Secretaria de Educação de São Leopoldo, a nutricionista Vanessa Backes;  a responsável pelo ambulatório de obesidade infanto-juvenil do Hospital de Clínicas da UFPR, Dra. Rosana Bento Radominski; e o Coordenador do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício, Marco Túlio de Mello.




 

Produção: Daniel Pedroso e Hique Montanari

Direção: Enrique Barros

Apresentação: Camila Furtado

Criado em 11/12/2012 - 17:08 e atualizado em 11/10/2016 - 12:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí