Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Transtornos do Crescimento

Ser Saudável analisa tratamentos para esse distúrbio multifatorial,

Ser Saudável

No AR em 24/11/2016 - 09:30

RodrigoRodrigo, 15 anos, é um estudante de Belém do Pará. Sempre foi baixinho, abaixo da estatura média dos colegas. Na infância, buscou auxílio médico, mas ouviu que não era hora, que ele cresceria. Mas Rodrigo cresceu muito pouco. O jovem sofria de falta de hormônio do crescimento (ou GH). O tratamento indicado foi o uso sintético do hormônio. Em pouco mais de um ano, Rodrigo passou de 1,46m para 1,62m.

GabriellyA estudante curitibana Gabrielly, de 14 anos,  tem baixa estatura constitucional, ou seja, por herança genética. Contudo, sua mãe a levou a vários médicos na tentativa de fazer com que Gabrielly tivesse acesso ao GH. Mas o uso do hormônio só é indicado a quem tem transtorno de crescimento. Gabrielly é uma jovem saudável, que pratica diversos esportes e sabe viver bem com a baixa estatura.

Os apresentadores conversam com três especialistas: a pediatra com ênfase em crescimento e desenvolvimento físicos Denise Barbieri Marmo, a especialista em endocrinologia pediátrica e ênfase em crescimento Margaret Cristina Boguszewski; a endocrinologista pediátrica e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Márcia Khaled Puñales Coutinho.




 

Produção: Daniel Pedroso

Direção: Hique Montanari

Apresentação: Camila Furtado de Souza e Enrique Barros

Criado em 09/01/2013 - 12:43 e atualizado em 22/11/2016 - 11:53

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí