Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunidades Tradicionais

Iniciativas revelam a ligação entre preservação da identidade cultural

Sustentáculos

No AR em 20/12/2010 - 03:00

Sustentáculos - Conceição das Crioulas

Conservar a identidade cultural é um grande aspecto da sustentabilidade, já que isso significa respeitar as tradições, as origens, os antepassados e, certamente, o diferente. Por tudo isso, as comunidades tradicionais brasileira são o tema deste episódio do Sustentáculos.

No município de Salgueiro, em Pernambuco, o programa visita a Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, que surgiu no ano de 2000 com a intenção de desenvolver a economia local e a identificação dos moradores com sua história. O distrito de Conceição das Crioulas tem sua origem matriarcal, onde as mulheres sempre foram lideranças muito fortes e marcantes. Quando um grupo de moradores percebeu que uma das mais antigas atividades da região, o artesanato, estava sendo pouco valorizada pelas pessoas de dentro e de fora da comunidade, nasceu a associação para estimular a preservação da cultura local.

A partir daí, um designer foi contratado para pensar, junto com a comunidade, uma forma de contar a história do lugar. A ideia era usar as mesmas técnicas que já eram conhecidas e apenas acrescentá-las a novos produtos, renovando assim a sua imagem e dando visibilidade à arte da região. Como resultado desse processo, criaram-se as bonequinhas feitas a partir da fibra do caraó.

Já no litoral norte de São Paulo, o Sustentáculo visita o Quilombo do Camburi, uma comunidade tradicional que nasceu como refúgio de escravos que vinham do próprio estado e também do Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer alguns dos costumes que ainda são praticados pela população quilombola e suas tradições culturais, como a comida, a dança e vestuário. Um dos grandes personagens dessa narrativa é o Sr. Genésio, anfitrião da comunidade e responsável por contar as histórias e lendas locais.

Horário: Segunda, 20h30




Criado em 20/12/2010 - 13:14 e atualizado em 20/12/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí