Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Produção de laranjas em São Paulo é destaque no Agro Nacional

Estado é responsável por quase oitenta por cento da produção nacional

Agro Nacional

No AR em 28/08/2022 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos falar sobre uma substância essencial para a vida - a água. A Fazu - Faculdades Associadas de Uberaba - desenvolve pesquisas que mostram a importância da qualidade da água na nutrição dos bovinos.

Vamos conhecer uma granja de suínos em Mato Grosso do Sul que se destaca pelas boas práticas do crechário à terminação dos animais. A fazenda Estância Mãe Rainha utiliza a tecnologia para garantir uma boa ambiência, ração livre de contaminação e todos os cuidados para o desenvolvimento dos porcos.

Você vai ver como funciona o Sistema Campo Limpo - um programa do governo federal focado na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Agricultores, indústria fabricante, comerciantes e poder público desenvolvem ações coordenadas que garantem a destinação correta das embalagens. 

Fomos até uma fazenda em Diamantino, Mato Grosso, que aumentou sua produtividade com o uso da integração lavoura pecuária. O sistema ajuda na engorda do gado e aumenta a fertilidade do solo, proporcionando também uma lavoura melhor.

Vamos ver uma parceria entre a Universidade do Estado do Amapá, a agroindústria Amazonbai e o fundo JBS pela Amazônia. A parceria está focada no reaproveitamento dos resíduos da produção de açaí. Os resíduos têm o potencial de virarem outros bioprodutos, tornando a cadeia produtiva mais sustentável.

A preocupação com a emissão de gases de efeito estufa pelos bovinos tem levado os pecuaristas a buscarem alternativas que ajudem na solução do problema. Vamos conhecer um experimento no município de Guaiçara no estado de São Paulo que está apostando numa dieta diferenciada para reduzir a emissão de metano pelos bois.

Confira uma matéria especial sobre a produção de laranjas em São Paulo. Segundo o Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura, de cada 5 copos de suco de laranja consumidos no mundo, 3 vêm do Brasil. E São Paulo é o maior produtor de laranjas do país, responsável por quase oitenta por cento da produção nacional. 

Produção de laranjas em São Paulo é destaque no Agro Nacional
Produção de laranjas em São Paulo é destaque no Agro Nacional - Divulgação/TV Brasil

Conheça uma iniciativa sustentável que tem gerado bons frutos no Paraná. Uma empresa do setor agro criou a Plataforma-S que traz inovações para a pecuária brasileira, utiliza boas práticas no manejo de pastagens e ainda investe em ações sociais.

O Pantanal é um bioma que ocupa quase dois por cento do Brasil e é conhecido por ser a maior área úmida do mundo. Vamos conhecer agora uma fazenda pantaneira que é referência na pecuária sustentável.

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h00 com reprise aos sábados às 08h00.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/08/2022 - 11:15

Últimas

O que vem por aí