Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como a rotação de culturas protege o solo das plantas daninhas

Agro Nacional

No AR em 19/02/2023 - 09:00

No Agro Nacional desta semana vamos ao interior de São Paulo, na cidade de Paraguaçu Paulista, para ver como é feito o controle de plantas daninhas. A rotação de culturas alternando cana-de-açúcar e soja além de conservar e proteger o solo, ainda contribui para o controle de infestantes. 

Você vai saber o que é o Net Zero e o seu papel no controle da emissão de gases de efeito estufa, uma das maiores preocupações para a preservação das condições de vida no planeta atualmente. Em Mogi das Cruzes no interior paulista vamos conhecer o sistema de hidroponia, que é capaz de trazer mais rendimento de forma sustentável na agricultura. A economia de água em relação ao método tradicional de plantio de hortaliças pode chegar a 90%.

Agro sustentável
 Conheça o uBoi, um aplicativo que permite que o pecuarista faça a movimentação do seu rebanho de uma forma fácil e rápida - Divulgação/TV Brasil

O programa mostra ainda uma plataforma digital que tem o objetivo de dar transparência e agregar valor à produção agropecuária. A plataforma Pecuária Transparente ajuda no monitoramento da cadeia de produção seguindo critérios rigorosos de sustentabilidade que são avaliados em todas as fazendas. 

A estiagem tem afetado a produção de soja no estado do Paraná em municípios como Toledo, Palotina e Assis Chateaubriand. Vamos entender o que está acontecendo na região e como a seca está prejudicando os produtores da oleaginosa no sul do país. 

Vamos acompanhar uma história de sucessão familiar e também os desafios da produção de grãos em uma fazenda no interior de São Paulo. Com investimentos em tecnologia e na humanização da mão de obra, os produtores têm conseguido superar as crises e obter bons resultados.

Você vai conhecer uma iniciativa que tem o objetivo de facilitar a logística no transporte de bois pelo Brasil. O uBoi é um aplicativo que permite que o pecuarista faça a movimentação do seu rebanho de uma forma fácil, rápida, ágil e garantindo o bem-estar animal. 

No Mato Grosso do Sul, uma fazenda centenária que se destaca pela pecuária regenerativa e agricultura biológica. A pecuária regenerativa busca o aproveitamento dos resíduos das atividades da propriedade e a agricultura biológica alia produtos à base de fungos e bactérias além de plantas que possam auxiliar no controle de pragas e doenças na fazenda.

Na zona rural de Iguaí, no Vale do Gongogi, estado da Bahia, você vai conhecer uma fazenda que tem foco na qualidade e na sustentabilidade. A JRM Agropecuária é uma empresa tradicional e familiar que venceu o prêmio Planeta Campo de pecuária sustentável. 

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h00 com reprise aos sábados às 08h00.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/02/2023 - 13:00

Últimas

O que vem por aí