Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial três grandes brasileiros

O legado de Evandro Lins e Silva, Celso Furtado e Darcy Ribeiro

Conexão Roberto D’Avila

No AR em 03/03/2014 - 01:00

Roberto D'Avila resgata entrevistas com três grandes personalidadesO programa desta semana presta homenagem a Evandro Lins e Silva, Celso Furtado e Darcy Ribeiro, três grandes intelectuais que deixaram um importante legado para o país. Ao resgatar entrevistas com estas importantes personalidades, o Conexão Roberto D'Avila explica a contribuição de cada um para formação jurídica, econômica, educacional e antropológica do Brasil.

Considerado um dos mais importantes juristas e advogados do país, Evandro Lins e Silva atuou em casos de repercussão nacional e esteve à frente do Supremo Tribunal Federal durante o regime de exceção. Nesta época, suas decisões, sempre baseadas em pareceres jurídicos, criou enorme desconforto entre o STF e o governo militar. Esses e outros momentos de sua brilhante carreira foram destaques na conversa entre o jurista  e o jornalista Roberto D'Avila. A entrevista foi gravada em 1997 quando o doutor Evandro completou 85 anos de vida.

O encontro do jornalista Roberto D'Avila com o economista Celso Furtado ocorreu em Sorbonne onde o intelectual vivia e lecionava desde a época do exílio. Com a redemocratização, Furtado foi embaixador brasileiro para a Comunidade Econômica Europeia e Ministro da Cultura do Governo Sarney, mas nunca abandonou a vida acadêmica. Na entrevista realizada em 1997, o professor Celso Furtado aborda temas que até hoje estão em pauta no Brasil e no mundo.

A TV Brasil resgata uma das últimas grandes entrevistas de Darcy Ribeiro. A conversa que o programa Conexão Roberto D'Avila apresenta tem a marca da alegre irreverência do antropólogo. Debilitado pelo câncer que o matou pouco tempo depois da entrevista, Darcy falou na ocasião sobre a beleza e a força da educação, lembrou o muito que aprendeu entre os índios e não se furtou a comentar sobre a morte e até mesmo sobre a fé.




Criado em 28/02/2014 - 17:28 e atualizado em 01/03/2014 - 19:31

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí