Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Isabel Lustosa e Isabel Stilwell

Roberto D'Avila conversa com a historiadora brasileira e a jornalista

Conexão Roberto D’Avila

No AR em 09/09/2013 - 01:00

 

Roberto D'Avila conversa com a jornalista portuguesa Isabel StilwellO Conexão Roberto D'Avila desta semana volta ao tempo do império para traçar um perfil de D. Pedro I, sob a ótica de duas mulheres: a historiadora brasileira Isabel Lustosa e a jornalista portuguesa Isabel Stilwell. “Acho os biógrafos, mesmo os de Portugal, muito complacentes com D. Pedro I”, sentencia a jornalista.

“Ele era um personagem da contradição. Ele tinha os valores do constitucionalismo, mas era autoritário. Era um cara difícil, hiperativo até. Não era um homem culto, mas muito inteligente e vivia no limiar. Homem das ruas, moderno e, ao mesmo tempo, um imaturo, temperamental, mulherengo, sujeito às influências. Era uma beleza meio bruta, mas bonito. Diziam que ele, como general, valia por dez mil homens”, complementa a historiadora. 

O programa também revisita o início da história do estado moderno, que, para muitos pesquisadores, foi inaugurado com a chegada da família real ao Brasil, quando fugia do cerco de Napoleão Bonaparte a Lisboa. “O Brasil foi descoberto em 1500, mas foi criado como país em 1808. É ali que tudo acontece. Estava nascendo ali o país que a gente conhece: grande e integrado. Para o bem e para o mal, o país nasceu em 1808”, afirma  o escritor Laurentino Gomes.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/09/2013 - 13:24 e atualizado em 02/10/2013 - 17:23

Últimas

O que vem por aí