Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luís Bernardo recebe seus convidados para o baile

Maltez persegue Masara

Equador

No AR em 09/10/2012 - 02:30

 

Na fazenda Rio do Ouro, os trabalhadores estão formados e, entre eles, estão Masara, Josué e Saturnino. Masara e Saturnino trocam olhares e sorrisos apaixonados. Maltez aproxima-se de Masara, que fica tensa. Maltez grita para irem trabalhar, mas diz a Masara para ficar, pois ela vai trabalhar em casa.



Durante o café da manhã, Luís Bernardo informa Sebastião e Sinhá o que quer para o jantar do baile. Mais tarde, Luís Bernardo pede a Agostinho que chame o chefe da banda militar.


Ao ver Masara pôr a mesa em casa, Jaime fica furioso e não acredita no descaramento do pai. Masara diz que tem medo de Maltez e pede a Jaime, em pânico, para não contar a Saturnino que Maltez a perseguiu.


No largo da Igreja, Eduarda conversa com Leonor. Ela conta que o pai de Jaime vai falar com o pai dela, para que possam namorar. Mas Eduarda diz que não quer que isso aconteça, pois ama Zé Maria. Leonor se oferece para entregar uma carta a Jaime finalizando o namoro.


Thomas e Aristedes procuram, dentro de um baú, o traje de gala de Thomas. Na tentativa de impressionar Maria Augusta, Thomas quer estar perfeito. Quando tira o traje percebe que está amarrotado, com bolor e teias de aranha e manda o escravo limpá-lo.


Jaime vai à plantação falar com Saturnino para não fazer nada antes de falar com o pai. O filho de Maltez desmaia e Saturnino e Josué o levam para dentro de casa.


Na senzala, Saturnino afia o facão sob os olhares preocupados de Josué e Joanino.


Os convidados comentam o bom gosto de Luís Bernardo


Na cozinha do palácio do governador, Tobias dá um beijo no rosto de Doroteia. Enquanto andam um atrás do outro, Sinhá entra e repreende-os, pois aquele é o dia mais importante da casa.


Jaime vai à plantação falar com Masara, mas é chamado para receber uma visita. Em casa, Leonor entrega a carta de Eduarda, acabando com o namoro. Jaime vai à farmácia confrontar Eduarda e desmaia.


No baile, Leonor, Maria Luísa e Adélia, invejosas, comentam a entrada de Maria Augusta. No jardim, todos os convidados comentam o bom gosto de Luís Bernardo.


Maria Augusta conversa com o governador sobre São Tomé e diz não querer sair do país para nada. Agostinho interrompe-os para apresentar Maltez ao governador.


Na cervejaria, Thomas se sente ridículo com seu traje, que está curto nos braços e nas pernas, e não quer ir ao baile. Depois de beber bastante, Thomas cai e Aristedes deita-se ao pé dele.


Na casa de Maltez, depois de Doutor Gil observar Jaime, declara a Francisca que o filho tem malária. Jaime pede a Masara que chame Saturnino e pede para não fazer nada contra Maltez. Mas o escravo não quer prometer nada. Francisca manda chamar Maltez.


Luís Bernardo dança com Maria Augusta


No fim do jantar, Luís Bernardo faz um discurso e é aplaudido pelos convidados. Quando o discurso acaba, o governador chama os empregados e pede aos convidados que aplaudam também os escravos, o que deixa alguns deles chocados.


Ao chegar em casa, Maltez corre para ver seu filho. Jaime, com muito esforço, pede que deixe Masara em paz e morre em seguida.






Criado em 18/10/2011 - 04:00 e atualizado em 11/10/2012 - 13:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí