Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Antonio Pitanga é o convidado do Antenize

O renomado ator conversa sobre sua carreira e o novo espetáculo

Antenize

No AR em 18/05/2019 - 21:30

O Antenize desta semana recebe o prestigiado ator brasileiro Antonio Pitanga. Prestes a completar 80 anos de idade, ele, que foi o primeiro protagonista negro a atuar no cinema brasileiro, está em cartaz em todo o Brasil com uma nova peça, “O Filho do Pai”, que narra a relação conflituosa entre pai e filho. No espetáculo, cenas de lembranças, traumas e dramas são expostas ao público.

Antonio Pitanga tem 60 anos dedicados à arte, à cultura e à resistência negra. Natural de Salvador, na Bahia, ele participou de fundamentais movimentos artísticos do país, como o Cinema Novo e o Cinema Negro. Fez diversos trabalhos na televisão e recentemente foi samba-enredo da Unidos do Porto da Pedra, no Rio de Janeiro. Em 2016 foi homenageado no documentário “Pitanga”. O longa-metragem é uma co-direção do cineasta Beto Brant e da atriz Camila Pitanga, filha do ator Antonio Pitanga. O filme conta historias dos 60 anos de trabalho de um dos atores mais versáteis do cinema nacional, que marcou presença em grandes filmes.

Karina Cardoso bate um papo descontraído com o ator Antonio Pitanga
Karina Cardoso bate um papo descontraído com o ator Antonio Pitanga - Divulgação/TV Brasil

Confira os quadros desta edição:

Garimpando: O jornalista Guilherme Strozi mostra um projeto para valorizar espaços e ações que lutam contra o racismo. Trata-se de uma plataforma que mapeia projetos voltados para a população negra em São Paulo: a “Rede Antirracista”. São espaços que buscam o protagonismo da cultura negra na história da cidade e aparecem todos localizados em um mapa, que pode ser usado por educadores para estimular que crianças, jovens e adultos frequentem estes locais. 

Espaço de Cultura: Conheça o Instituto Ling, em Porto Alegre (RS). A instituição teve início em 1995 pelo casal Sheun Ming Ling e Lydia Wong Ling. No começo, a entidade concedia bolsas de estudo a jovens com destacada atuação acadêmica. Um novo centro cultural foi projetado no local pelo arquiteto brasileiro Isay Weinfeld, em 2014, que hoje oferece exposições artísticas, teatro, música e espaços para reuniões e oficinas.

In Loco: Karina Cardoso bate um papo cheio de histórias e de cultura popular com o Mestre Cacau Arcoverde, de Pernambuco, que participou do Festival Internacional de Tambores, em Brasília. Também presentes no evento o Mestre Jackson e o Mestre Jair Rezende, que contam um pouco de suas motivações com os tambores.

Streamando: Conheça o videoclipe do coletivo de mulheres de São Paulo Rimas e Melodias, apresentando a música “Origens”.

Tags:  Antonio Pitanga

Criado em 15/05/2019 - 14:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí