Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial de São João com o Balé Flor do Cerrado

Companhia mistura tradicionais quadrilhas com danças contemporâneas

Antenize

No AR em 22/06/2019 - 21:30

O Antenize entra no clima das festas juninas do país e recebe a companhia Balé Flor do Cerrado, que mistura as tradicionais quadrilhas com danças clássicas e contemporâneas. O grupo foi criado em Brasília (DF), em 2007, para o evento local “Maior São João do Cerrado", que ocorre na Ceilândia (DF), cidade administrativa ao lado da capital. Os dançarinos incorporam elementos das tradições populares nordestinas, por meio das danças típicas regionais. Frevo, Xaxado, Maracatu, Coco e Ciranda estão entre as danças populares, que, unidas ao balé clássico e dança contemporânea, resultam em apresentações que levam o público a um novo imaginário da cultura popular.

Os figurinos chamam a atenção pela elaboração detalhista, que procurar dar luz às histórias e tradições da cultura popular brasileira. O Balé Flor do Cerrado também já se apresentou em palcos da Europa pelo projeto "Brasil Junino", levando nossa cultura tradicional junina para outros países.

Companhia Balé Flor do Cerrado participa do especial de São João do Antenize
Companhia Balé Flor do Cerrado participa do especial de São João do Antenize - Divulgação/TV Brasil

Confira nos quadros desta edição:

Garimpando: Guilherme Strozi apresenta um aplicativo que tem a finalidade de divulgar a cultura nordestina para todo país: o “Nordestilidades”. Quem baixar o aplicativo vai saber dos aspectos geográficas e culturais das principais cidades, bem como pontos turísticos e as principais rádios e veículos de comunicação da região. O quadro também mostra o documentário “Ofício Junino – Fomos Feitos Para Dançar”, do diretor Itallo Monteiro. O filme mostra os desafios de preparação de uma quadrilha junina para uma apresentação no São João de Campina Grande, na Paraíba. Grande parte das pessoas que assistem a essas apresentações não tem dimensão do quanto as equipes se preparam antes do evento. 

Espaço de Cultura: Conheça um pouco mais da tradicional festa junina de Caruaru, em Pernambuco, considerada por muitos como o “maior São João do Mundo”.

Olá Brasil: O quadro mostra o trabalho do artista plástico paraibano Clóvis Junior. A arte naif do artista está presente em sua nova exposição em Campina Grande, intitulada “Todas as Cores”. As telas mostram um pouco de várias fases da carreira do autor, todas com o traço característico de seu trabalho, com elementos como o homem e a mulher do interior, as festas típicas, os cajus que aprendeu a apreciar no bairro do Bessa, em João Pessoa, os pássaros, o boi, a musicalidade.

Streamando: Videoclipe “Calcanhar”, de Elba Ramalho com a banda Barca dos Corações Partidos.

Criado em 18/06/2019 - 14:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí

50 anos depois, a lua ainda fascina

Caminhos da Reportagem | terça, 22h30

O grande salto: 50 anos do homem na lua