Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Igor Melo: o audiovisual transforma vidas na Cidade de Deus

Programa mostra trajetória do agente cultural da Zona Oeste do Rio

Igor Melo é um jovem morador da Cidade de Deus, comunidade que deu origem ao filme de mesmo nome. Seu avô é pedreiro e foi uma das pessoas que ajudou a construir as moradias da região. Nesse episódio, vamos acompanhar o itinerário de Igor, que se formou em audiovisual e criou o CDD na Tela, TV Comunitária on Line, voltada para a Cidade de Deus.

Além disso, graças a um edital da prefeitura do Rio de Janeiro, ele começou a gerir a Lona cultural Jacob do Bandolim, que fica próxima à sua comunidade. Lá, ele cuida da programação cultural e administra uma escola popular de cinema, para atender a juventude local.

Igor tem profunda ligação com a Cidade de Deus e com sua família, que foram muito importantes para ele buscar o campo da arte audiovisual, com uma perspectiva comunitária. O filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, teve também uma grande influência sobre ele e ajudou a alimentar o seu desejo, considerado impossível por muitos, de trabalhar com cinema. 

Por meio de uma ONG local, a Central Única das Favelas, CUFA, ele fez um curso e começou a se envolver com vídeo. Lá conheceu o cineasta Rodrigo Felha, morador da Cidade de Deus, que foi um dos seus professores. Felha, dirigiu “Falcão, Meninos do Tráfico”,  “Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos”, dentre vários outros filmes, e se tornou uma referência, uma inspiração para Igor e um estímulo especial para a criação do CDD na Tela.

Este projeto enfrentou muitas adversidades para ser realizado, da grana escassa até a descrença geral quanto a capacidade de se seus participantes inexperientes concretizar algo tão complexo e  inusitado. Mas a ONG “Agência de Redes para a Juventude”, que apoia projetos com impacto transformador sobre os seus territórios, gostou da ideia e resolveu apoiar a sua viabilização.

Apesar dos obstáculos, o grupo CDD na Tela batalhou muito e, como bravos que são, superou as imensas dificuldades e começou a sobreviver desse trabalho. Daí, Igor, que deu os seus primeiros passos nesse campo artístico e profissional  numa oficina em sua comunidade, começou a realizar o seu sonho de promover cursos e das aulas de audiovisual gratuitas para jovens da Cidade de Deus.

Ultimas

O que vem por aí