Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adhemar Ferreira da Silva

Os 60 anos da primeira medalha olímpica brasileira

De Lá Pra Cá

No AR em 08/11/2012 - 22:00

O entrevistado Robson Caetano e Ancelmo Gois"Achei a palavra atleta bonita e decidi que queria ser um". Esta frase é de autoria de Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro bicampeão olímpico brasileiro. Além das medalhas de ouro no salto triplo, conquistadas nas Olimpíadas de Helsique, em 1952, e de Melbourne, em 1956, Adhemar também foi tricampeão Panamericano e dez vezes campeão brasileiro no salto triplo.

Ao longo de 13 anos de vida atlética, Adhemar arrematou mais de 40 títulos e troféus internacionais. Diferenciado nas pistas de atletismo, Adhemar também se destacou fora delas. Atuou no filme Orfeu Negro, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1960. Formou-se em quatro faculdades, falava fluente inglês e francês e foi adido de cultura da embaixada do Brasil na Nigéria. Depois que deixou as competições esportivas, nunca precisou da ajuda do Estado para viver com dignidade porque trabalhou e exerceu as profissões para as quais havia estudado.

Adhemar Ferreira da Silva é o único brasileiro, até agora, a representar o país no Salão da Fama da Federação Internacional de Atletismo, onde divide o estrelato com Carl Lewis, Jesse Owens, Emil Zatopek, Ed Moses e outras lendas do atletismo. Participam deste programa a biógrafa Tania Mara Siviero, o neto e editor Diego Menasse, o jornalista e atleta Robson Caetano e o atleta Torben Grael. 





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/10/2012 - 17:10 e atualizado em 13/11/2012 - 17:49

Últimas

O que vem por aí