Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Leônidas da Silva, o Diamante Negro

Homenagem ao centenário de nascimento do artilheiro da Copa de 1938

De Lá Pra Cá

No AR em 21/11/2013 - 22:00

Vera Barroso entrevista o jornalista Teixeira Heizer para falar do Diamante NegroO De Lá Pra Cá desta quinta-feira homenageia um dos grandes ídolos do futebol brasileiro: Leônidas da Silva. Para muitos, ele foi um jogador tão bom quanto Pelé. Para outros, teve a mesma magia de Garrincha. Os mais antigos poderão também se lembrar de Friedenreich, Heleno de Freitas e Zizinho.

Futebol é assim mesmo, feito de comparações impossíveis, graças à magia que cerca a história de seus craques, verdadeiros heróis de uma epopeia cantada pelo torcedor maravilhado. E para falar de Leônidas, Vera Barroso entrevista os jornalistas André Ribeiro, Roberto Assaf, Marcos de Castro e Teixeira Heizer.

Comparações à parte, Leônidas foi um jogador verdadeiramente brasilerio. Para Nelson Rodrigues ele "tinha a fantasia, a improvisação, a molecagem e a sensualidade do nosso craque típico". Sem nenhum favor, Leônidas foi o maior jogador brasileiro das décadas de 1930 e 1940.

Leônidas foi o artilheiro da Copa de 1938, na França, com oito gols em quatro partidas. E foi justamente num desses jogos que ele marcou o primeiro gol de bicicleta da história do futebol. Encantados, os franceses o chamaram de "Homem Elástico". No Brasil, Leônidas era chamado de "Diamante Negro" - nada mais caro ao coração da torcida e ao imaginário dos amantes do futebol jogado com arte.

Leonidas da Silva, o Diamante Negro, no De Lá Pra Cá.




Criado em 20/08/2013 - 11:01 e atualizado em 28/11/2013 - 18:59

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí