Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Barão de Itararé

O pai do humor político brasileiro

De Lá Pra Cá

No AR em 14/08/2011 - 21:00

O De lá pra Cá deste domingo (14), às 18h, relembra a trajetória do Barão de Itararé. Foi assim que se auto-intitulou o jornalista Aparício Torelli, o pai do humor político brasileiro e matriz inspiradora para gente como Stanislaw Ponte Preta, Luis Fernando Veríssimo, Jô Soares e os jornalistas da turma do Pasquim e da rapaziada do Casseta e Planeta.

O Barão de Itararé foi dono de vários jornais alternativos, o mais famoso deles era A Manhã, e junto a ele enfrentou a ditadura do Estado Novo de Getúlio, criticou os integralistas de Plínio Salgado, espezinhou políticos corruptos e fez troça da elite conservadora brasileira.

Pagou um preço alto por tanta ousadia: foi preso diversas vezes, apanhou da polícia, viveu com dificuldades financeiras, mas nunca perdeu o humor. É dele aquela frase "Entre sem bater", fixada à porta do jornal que dirigia, depois de ter a redação destruída pelos fascistas e de ter sido preso e torturado pela polícia política de Vargas. Neste De lá para cá, as histórias e o humor corrosivo de Aparício Torelli, o Barão de Itararé. Participam deste programa a historiadora Isabel Lustosa, o cartunista Jaguar, o jornalista e biógrafo Cláudio Figueiredo e o escritor e jornalista Ipojuca Pontes

Apresentação Ancelmo Gois e Vera Barroso

Direção geral José Araripe Jr
Direção Carolina Sá

Livre
Horário: 18h




Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 14/08/2011 - 20:15 e atualizado em 17/04/2012 - 20:10

Ultimas

O que vem por aí