Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lota de Macedo Soares

História da paisagista e urbanista brasileira que criou o Parque do

De Lá Pra Cá

No AR em 14/11/2010 - 03:00

De Lá pra Cá - Lota de Macedo Soares

O De Lá pra Cá deste domingo (14) revive a história de Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, paisagista e urbanista brasileira responsável pela construção do Parque do Flamengo, o maior aterro urbano do mundo, e o mais belo jardim da cidade do Rio de Janeiro.

Conhecida como Lota, era amiga da nata intelectual e artística, nacional e internacional, de sua época. Por volta de 1942, morava em Nova Iorque e fazia cursos no Museu de Arte Contemporânea, de onde extraía ideias para implementar no Brasil.

Conheceu uma das poetas modernas mais famosas dos Estados Unidos, Elizabeth Bishop, com quem se casou. Viveram juntas de 1951 a 1967, quando Lota supervisionou as obras do Parque do Flamengo, o Aterro. Elizabeth teve, talvez, sua melhor fase de produção de contos e poesias, pois, escreveu muito nestes anos. Enfrentaram uma profunda crise na relação por causa da instabilidade emocional de Elizabeth Bishop e da grande dedicação de Lota, obsecada pelo projeto do Aterro. Abalada com seu relacionamento, Lota de Macedo Soares suicidou-se.

De lá para cá, diversos projetos previam a construção de uma grande garagem de barcos, um shopping center, um centro de convenções, um clube. O Rio de Janeiro perderia o encanto do Parque do Flamengo e o visual da praia em prol do desenvolvimento econômico da área, caso não fosse tombado, em 1965, através dos esforços de sua urbanista.

Participam do programa a biógrafa Nádia Nogueira, a roteirista Carolina Kotscho e Raphael de Almeida Magalhães, vice-governador da Guanabara na gestão de Carlos Lacerda.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/11/2010 - 14:10 e atualizado em 10/04/2013 - 20:21

Últimas

O que vem por aí