Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Noventa anos da Semana de Arte Moderna

Evento marcou o início do Movimento Modernista no Brasil

De Lá Pra Cá

No AR em 22/11/2012 - 22:00

A apresentadora Vera BarrosoNesta semana, o De Lá Pra Cá destaca os 90 anos da Semana de Arte Moderna. Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922, a Semana foi organizada por um grupo de jovens artistas e intelectuais e marcou o início do Movimento Modernista no Brasil. Para relembrar esse momento histórico, Ancelmo Gois e Vera Barroso conversam com a socióloga e professora da PUC, Maria Alice Rezende, o poeta Ferreira Gullar e o professor e autor do livro “A Brasilidade Modernista - sua dimensão filosófica”, Eduardo Jardim.

A semana de 22, como costuma ser chamada, foi o ponto de encontro de várias tendências modernas que vinham se firmando em São Paulo e Rio de Janeiro, desde a Primeira Guerra Mundial. Ela também foi um acontecimento que consolidou certas ideias de alguns grupos que passaram a possuir espaço em livros, revistas e até mesmo a inspirar manifestos artísticos. Mas essas ideias só foram completamente aceitas entre os diversos grupos artísticos e intelectuais brasileiros, depois de alguns anos.

O programa vai relembrar que a aceitação das propostas daquela semana começou, de fato, quando outros estados aderiram à causa. Em Minas, por exemplo, as ideias que propunham o Modernismo foram acolhidas por artistas como Drummond, Pedro Nava e Emílio Moura, entre outros. No Nordeste, essas ideias foram incorporadas às obras de José Américo de Almeida e de Jorge de Lima. E também abriram espaço para aquilo que passou a ser chamado de a segunda fase do Modernismo Brasileiro: o Realismo de 1930. Foi quando escritores como Graciliano Ramos e José Lins do Rego deram inicio ao romance social brasileiro.





Criado em 13/11/2012 - 17:35 e atualizado em 04/12/2012 - 15:28

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí