Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diários sobre o corpo

Série de TV tem o corpo como personagem central

DOC Especial

No AR em 15/09/2017 - 06:30

Ao longo dos cinco episódios, acompanhamos o cotidiano de diferentes pessoas que tiveram que aprender a lidar com questões como bulimia, anorexia, gordofobia, cirurgia bariátrica, racismo, mudança de gênero e opção sexual, compulsão por cirurgias estéticas, aceitação da própria imagem e envelhecimento. De forma intimista, a série procura analisar como a aparência física constitui as subjetividades contemporâneas e impacta o cotidiano de pessoas que se sentem afetadas pelos padrões estéticos vigentes, instituindo-lhes novos hábitos, valores, práticas e modos de ser e estar no mundo. Investiga como, na atualidade, o corpo é um dos principais cartões de visita que uma pessoa dispõe e, ao mesmo tempo, seu principal algoz.

Série documental tem o corpo como personagem central
Série documental tem o corpo como personagem central - Divulgação/Tempero Filmes

Corpos em crescimento
Uma adolescente que se tornou a primeira miss negra do Estado de Minas Gerais, uma jovem obesa e um pré-adolescente que sonha em ser drag queen contam sobre suas experiências precoces de preconceito. Apoiados por depoimentos de familiares, eles relatam como enfrentam a intolerância a seus corpos em seus cotidianos e os caminhos que os levaram à conquista da aceitação de sua própria superfície corporal.

Os corpos delas
As exigências sofridas para o enquadramento dentro dos padrões de beleza, os excessos cometidos em busca de tal objetivo e a opressão sentida por mulheres que se afastam desses parâmetros são os temas tratados pelas personagens deste episódio. Através da experiência da bulimia, da obesidade e das dificuldades enfrentadas em uma cirurgia bariátrica, três mulheres relatam como o atributo da beleza pode recair de forma contundente sobre as representantes do sexo feminino.

Os corpos deles
A trajetória de um cabeleireiro obcecado pela sua aparência física e de um artista de rua movido pela busca da compreensão de sua ancestralidade que, por vias completamente distintas, chegam à aceitação e valorização de seus corpos.

Corpos e gêneros
A noção cada vez mais propagada de fluidez de gênero e a suavização das fronteiras entre o masculino e o feminino, características da atualidade, são relatadas pelas quatro personagens deste episódio. Seus depoimentos evidenciam o afastamento de uma concepção generalista de gênero, assentada no binarismo, e se aproximam de formas cada vez mais particulares de sentir e de apresentar seus corpos e suas identidades.

Os corpos e o tempo
A experiência do envelhecimento em uma sociedade movida pela busca da eterna juventude é apresentada através de um ex-obeso, uma mulher viciada em procedimentos estéticos e uma travesti. Três personagens que experimentaram obstáculos e a passagem do tempo de formas distintas e nos revelam percepções peculiares sobre o corpo que envelhece.

Direção: Gabriela Altaf e Marcos Pimentel
Produção: Tempero Filmes

Ultimas

O que vem por aí