Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Defensores

Série documental mostra casos de violações de direitos humanos

Olhar Nacional

No AR em 02/05/2018 - 21:45

O retrato de um Brasil contemporâneo que luta contra a desigualdade social. A série documental “Defensores” traz cinco defensores públicos federais, em cinco casos jurídicos distribuídos pelas cinco macrorregiões brasileiras. Em jogo, a luta de agentes públicos, pensadores e comunidades pela superação cultural das desigualdades entre os cidadãos.

Episódio 1: Sapere Aude - do Latim "Ouse saber"
Em Sapere Aude acompanhamos o trabalho do Defensor Público Geórgio Endrigo e sua tentativa de impedir o fechamento da Escola Porto Alegre, especializada no atendimento à população em situação de rua na capital gaúcha. O episódio revela a mobilização comunitária que garantiu aos moradores de rua o direito fundamental à educação.

Série documental mostra atuação dos defensores públicos no Brasil
Série documental mostra atuação dos defensores públicos no Brasil - Divulgação/Caminho Comunicação

Episódio 2: Membira – do Tupi Guarani "Gerado"
Membira aborda a questão indígena na região de Dourados, MS. Em um cenário de disputa agrária, o defensor público federal Frederico Soares apresenta os principais desafios e perspectivas para a resolução dos conflitos que vêm há muitos anos resultando no assassinato de diversos indígenas.

Episódio 3: Suor
Em Suor acompanhamos o trabalho do defensor público Gilmar Menezes que integra o Grupo Móvel de Combate ao trabalho escravo. O episódio revela os bastidores da missão federal que investiga denúncias trabalhistas nas minas ilegais de cobre e nas fazendas de gado no interior do Pará.

Episódio 4: Lama da Ganância
O quarto episódio de Defensores repercute o trabalho da Defensoria Pública em Minas Gerais e Espírito Santo no atendimento às vítimas da tragédia de Mariana. Um ano após o rompimento das barragens, a equipe da série percorre 660 km às margens do Rio Doce revelando histórias e vivências daqueles que tinham no rio sua principal fonte de subsistência.

Série "Defensores" revela histórias e vivências do Rio Doce
Série "Defensores" revela histórias e vivências do Rio Doce - Divulgação/Caminho Comunicação

Episódio 5: Cativo
O episódio Cativo aborda a questão prisional no nordeste brasileiro pelo acompanhamento do defensor público Rodrigo Lira, líder da força-tarefa organizada pela Defensoria Pública do RN para desafogar o sistema penitenciário local.

Direção: Thiago Couto
Produção: Caminho Comunicação

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2018 - 18:10

Últimas

O que vem por aí