Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Transporte público: um problema antigo nas duas principais capitais brasileiras

As dificuldades de deslocamento em São Paulo e Rio de Janeiro sob a

Memória do Brasil

No AR em 19/05/2017 - 02:30

Transporte público: a precariedade é antigaO transporte público urbano é parte essencial de uma cidade. E a ineficiência dele não é um problema recente, provocado pelo adensamento populacional das grandes cidades. Neste Memória do Brasil você vai acompanhar dois filmes de Jean Manzon que, há mais de 50 anos, já revelavam a precaridade desse sistema nas duas principais capitais brasileiras: "A luta pelo transporte em São Paulo” e “O transporte do carioca”.

No primeiro bloco do programa, entra em cena o documentário “A luta pelo transporte em São Paulo”. Produzido em 1952, o filme é narrado por Oswaldo Luiz. e mostra a precariedade do transporte público em São Paulo. Filas imensas nos pontos finais, lotações caindo aos pedaços e até caminhões paus-de-arara iguais aos que traziam sertanejos fugindo da seca, tudo isso sendo usado para transportar pessoas da periferia rumo ao trabalho no centro da cidade. Depois de mostrar as mazelas, o filme apresenta o que parecia ser a solução: o ônibus elétrico – o famoso trolley.

O transporte dos cariocas” abre o segundo bloco do programa. Produzido dois anos depois, em 1954, fala sobre a situação do transporte público no Rio de Janeiro e mostra o caos vivido pelo carioca para se locomover na cidade naquela época. “O maior trabalho do carioca é chegar ao trabalho”, diz o texto. Enquanto isso, as imagens mostram cenas impressionantes de trens e bondes, com camadas e mais camadas de gente pendurada do lado de fora, num equilíbrio quase impossível de acreditar. 

A série Memória do Brasíl é aresentada pelo jornalista e escritor Ruy Castro.
 




Criado em 02/12/2013 - 12:07 e atualizado em 12/05/2017 - 15:07

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí